segunda-feira, 25 de junho de 2012

Museu de Cera

    Olá queridos leitores, como estão? 
Lady Diana
O eterno "rei do pop"
  Já faz um tempo que eu tive a ideia de falar sobre o Museu de Cera, onde se concentram  representações feitas de cera dos mais famosos personagens e artistas. Só que ao buscar na internet, descobri que existem diversos museus de cera (em Barcelona, Madrid, Paris, Berlim, Dublin, Hamburgo, etc). E fuçando ainda mais eis que descubro que existe um aqui pertinho, em Gramado (Rio Grande do Sul). Gente, vocês fizeram a mesma relação que eu fiz? Pois então, lembrei logo do Museu da Moda, já falado aqui no Risadas e que se situa em Canela, cidade vizinha à Gramado. Bom, que aquela região do Rio Grande do Sul é cheia de museus nós já descobrimos, agora só falta descobrir os principais bonecos deste museu e planejar a sua visita. Para isso, confiram!
Madonna
O "rei do rock" em seu ambiente retrô 
   Lá os visitantes podem encontrar diversas personalidades: o ogrinho Shrek em um ambiente com seus outros amigos; o tenebrosos Freddy Krueger, da série "A hora do pesadelo";o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elegantérrimo em seu terno formal; Lady Diana em seu carro no qual morreu num acidente quando fugia dos Paparazzi; o rei do pop Michael Jackson, que por sinal hoje fazem 3 anos de sua morte; Ayrton Senna; Madonna; o rei do rock Elvis Presley, representado até mesmo em um ambiente retrô com mesa de sinuca;o bruxinho Harry Potter; nem mesmo o Bart Simpson escapou dessa; Ronaldinho Gaúcho e seus gestos; entre tantos outros.
  Agora que já falamos dos astros representados no museu, vamos ver um pouquinho da história do local: o nome do museu é Dreamland, algo como terra dos sonhos, foi "instalado" nesse pedacinho do Brasil, deixando México, Chile e Argentina para trás no páreo! São cerca de 60 astros ali representados e 20 cenários de Hollywood. 
  Caso vocês incluam nos seus roteiros de viagem de férias, os ingressos custam R$30,00 por adulto e podem ser comprados na hora ou pelo site http://www.gramadosite.com.br/atividades/rexturismo/alone:1/from:museudecera. Espero que lhes tenha despertado interesse!
                                                                                          Um abraço, 
                                                                                                         Siry :)     
    FONTES:http://www.museudeceradreamland.com.br/Astros.php 
             - www.wikipedia.org 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Diário de Bordo: Casa Cor SC

    Oi gente, tudo bom? 
Espaço Kids 
Jardim Lagoa 
  Dando uma pausa na série "Memórias de Leitura" (que em breve irei retomar), venho falar de uma mostra de decoração que todo ano dá o que falar por todo o Brasil, mas vou pegar especificamente a de Santa Catarina de 2012, estou falando da Casa Cor! A mostra acontece sempre em Florianópolis, tendo tido como sede em 2011 a antiga construção reformada do jornal "O estado" e neste ano, uma construção "largada às traças" no pé do Morro da Lagoa da Conceição. Vocês conseguem imaginar essa mistura? O visual paradisíaco de um dos bairros mais charmosos da ilha e as maiores novidades no segmento de decoração e arquitetura, dois em um! Pra que melhor? Hahaha Espero que gostem da postagem que preparei com carinho sobre o evento, que tive a oportunidade de visitar com minha mãe na última quarta-feira!
Bar 
Hotel Boutique 
   Assim que chegamos, nos deparamos com uma entrada caprichada que nos levava até a bilheteria, em que continha um lavabo em anexo. Por sinal, um lavabo muito bem elaborado, todo branco e com luzes que mudavam de cor, todo futurista! Ainda na parte de coisas mais "burocráticas" eu digo, tinha um café panorâmico, é uma lanchonete que já existe no mercado e montou um ambiente ali para os visitantes apreciarem suas delícias. Visitamos também um ambiente da loja "Cheia de Graça", em que os produtos estavam a venda, como se fosse mais uma loja montada, empenho que vale a pena, pela quantidade de visitantes que a mostra recebeu todos os dias! Finalmente seguimos para o caminho de todos os ambientes da mostra: 

Loft Made in Brasil 
Toca Urbana 

  • Cozinha Gourmet Balaroti: o espaço mostra uma cozinha moderna com sala e varanda em anexo, representando bem o jeito moderno de ser;
  • Espaço Kids: este espaço encantou a nós duas, porque faz um espaço para as crianças se divertem com uma temática toda ecológica. Os pisos são de um material reutilizável e em partes do teto, para dar um acabamento encontramos cabos de vassoura cortados em rodelas, ficou super legal, criativo e ecológico! Sem contar o jardinzinho do ambiente, bem fofo, com caixas de madeira, vasos de flores, regadores, botas de borracha...
  • Estúdio da Mulher Empreendedora: ambiente moderno e prático, inspirado na apresentadora catarinense Adriana Althoff. É um "combo" com quarto, closet, banheiro, copa e mini sala.
  • Espaço Belvedere: com vista privilegiada para a Lagoa, a sala revestida praticamente por inteiro de vidro (até mesmo o teto), mostrou uma decoração muito criativa. Com mesa central de tronco de madeira e réplicas de Kombi e Lambreta antigos sob a mesa. 
  • Jardim da Lagoa: na minha opinião, um dos ambientes mais bonitos e encantadores da casa! Me trouxe uma paz interior... Imagina um jardim com vista para a Lagoa, banheira de hidromassagem, deck, fonte com a água jorrando, paredão com flores, plantas lindas num geral, grama, pedras e tudo mais que se pode imaginar de natural! Brinquei até com a minha mãe dizendo que seria uma delícia pegar um livrinho (mesmo que fosse de estudo) e se largar ali pra ler num dia de sol maravilhoso! Hahaha
  • Casa verde loft: a arquiteta que projetou este ambiente foi muito feliz na aproveitação do espaço, unindo cama, sala, cozinha e banheiro num só lugar somado ao aconchego imperando!
  • Pocket Office: um escritório feito dentro de um conteiner, nota 10 no quesito aproveitamento de espaço, assim como no ambiente acima!
  • Loft Stafe: na opinião de minha mãe e minha também, um dos ambientes mais criativos com certeza foi esse! Um estante que vai do teto ao chão e, que se você fecha de um dos lados, fica com cara de clássica (vinhos e outros objetos desse tipo) e, se você fechar do outro lado, fica totalmente contemporâneo! Sem contar no banco feito de tronco de árvore, na pia com escorredor embutido e no sofá com almofadas sob um estrado de madeira! A nota 10 aqui vai para a criatividade.
  • Quarto das meninas: meu Deus, que espaço mais lindinho! Inspirado num quarto para duas meninas, com quadrinhos de fotos, almofada de corujinha, cama alta com uma espécie de casinha de boneca embaixo, prateleiras repletas de Barbie, dois quadrinhos com tip-tops com os nomes das meninas... 
  • Quarto do filho: um quarto todo moderno, com motivos musicais (discos nas paredes e uma guitarra pendurada) e tonalidades de preto e laranla.
  • Bar: lembram da ideia dos cabos de vassoura em rodela? Então, se repetiu neste ambiente, pois auxilia na isolação acústica. O bar foi projetado com intenção de levar não só os homens, mas as mulheres também, tendo um sofá, tv, geladeira, pia... Muito legal!
  • Hotel Boutique: mais um daqueles que teve alto destaque para minha mãe e eu! Logo  que entrei, o cheirinho de incenso imperava e a minha vontade era de não sair mais dali, com sofás, mesa de jantar, tapete lindo, cortinas, e até mesmo a cama do hotel que não podia faltar, né? 
  • Loft Made in Brasl: amei este espaço! A arquiteta priorizou o uso de produtos fabricados no país, com paredes bem coloridas, coqueiros, quadros do artista Luciano Martins, divisória de ambientes feita de corações de madeira, espelho do banheiro dando impressão de ser em forma de gota... É, as inovações não param por aí!
  • Varanda YachtBrasil: também com inspirações no verão do país, mostra uma sala com estilo "navy"/marinheiro. O ambiente dá fundos para um deck, com fonte e a lancha!
  • Toca Urbana: um loft bem bonito! Com um baita sofá, banheira e quarto todos branquinhos e vista para o deck da lancha.
Boulevard e Fachada 
            Gente, é muito difícil descrever "tim-tim por tim-tim" de cada ambiente, portanto os que não deu de detalhar (por escolha aleatoria) cito aqui: loft do chefe, inspiração do artesão, living, home theater, home office do empresário, quarto do bebê, suíte do casal, cozinha gourmet 2, circulação vertical, hobby da mãe, empório, lavabo de luxo, restaurante,etc. Acredito que vocês devem ter ficado curiosos cerca destes espaços, por isso, deix registrado aqui o site da Casa Cor SC 2012, que foi usado de fonte e tem os ambientes,mais fotos, os patrocinadores e os arquitetos, para que vocês possam conferir: http://www.casacorsc.com.br.  
    E um lembrete pros compradores de plantão: desde ontem (21/06) até domingo (24/06) está sendo o período de liquidação, ou seja, quando os produtos são expostos à venda porque a mostra está chegando ao fim, que será no domingo! 
    E aí, gostaram da postagem?
                                                                                            Beijos, 
                                                                                                         Siry :)
 " Nenhum metro precisa ser quadrado." - Casa Cor SC 2012. 

domingo, 17 de junho de 2012

Memórias de Leituras IV

   Oi gente, tudo bom?
 Mais uma vez venho com uma postagem das memórias, já tá se aproximando do fim! Confiram mais este capítulo. 
                                              As coleções da moda 

   A partir dos meus nove anos até os doze anos, recebi influência pela moda do momento, fosse isso na maneira de me vestir, nas músicas que ouvia, nos programas e filmes que assistia e, principalmente na leitura! Foi nesse período que se intensificou ainda mais a leitura por causa das amigas da escola, como aconteceu quando eu tinha uns seis ou sete anos.
  Comecei lendo “A revista de Luma”, “A agenda de Carol”, “De menina para menina”, “Ligadas e Antenadas” e “Superblog das maravilhooosas Mari, Luma e Carol
“, da autora Inês Stanisiere, que falava de coisas de meninas adolescentes, como as mudanças no corpo, os “gatinhos”, que roupa usar, as brigas com os pais, o uso da internet...  Em seguida, fui para a primeira coleção que todas as meninas liam na época: “Querido diário otário”, de Jim Benton, mas lembro de que achei o livro chato, ensinava planos para matar aula, inimizades na escola, enfim, algumas futilidades.Nem comprei os outros volumes, fiquei só com o número um mesmo.
   Não satisfeita em ter cancelado de ler uma coleção, logo parti em busca de outra: “Go girl”,com uma mensagem para passar, cada uma ensinava algo legal para a idade. Os autores eram variados, dependendo a cada livro, mas tinha a Vicki Stegall, Rowan Mcauley, Meredith Badger e Thalia Kalkipsakis. Essa coleção eu fiz praticamente inteira, ganhando o primeiro de minha mãe, que se chamava “Dormindo fora”, porque eu estava bem naquela época em que começavam as festas do pijama, as idas à casa das amigas para dormir... Dessa coleção eu tinha ainda: “Confusões no acampamento”, “A pior atleta”, “Uma nova brincadeira”, “Saudades do basquete”, “De volta às aulas”, “A nova garota”, “Festa do pijama" (que era bem semelhante ao “Dormindo Fora”) e “As regras da hora do recreio”. Esses livros eu achava o máximo, adorava ler e comprar sempre um novo, trocar com as amigas e tudo mais. Não me arrependo de tê-los lido!
     Ainda gostando muito da coleção “Go girl”, fui passear no shopping com minha mãe e, dando uma passadinha na livraria, comprei um livro, mas por incrível que pareça não foi da “Go girl” e sim, o livro “Poderosa”, do brasileiro Sérgio Klein. Depois fui descobrir que o “Poderosa” tinha uma coleção de mais cinco livros e fui adquirindo aos poucos de tão prazerosa que foi a leitura desse livro que conta a história da menina Joana Dalva, dotada de poderes (tudo o que ela escreve com a mão esquerda vira realidade). Eu me sentia dentro da história e não queria parar de ler nunca, porque o autor aborda temas atuais. Posso afirmar com todas as letras que foi uma das únicas leituras que eu lembro praticamente tudo do livro, passo a passo, a trajetória de Joana, porque na maioria dos livros a gente lembra uma parte ou outra, mas esse livro, eu me lembro de muitos detalhes.
  Juntamente com “Poderosa” eu fui lendo a série de três volumes, “Garotas da rua Beacon”, de Annie Bryant,  que contava a história de quatro amigas que moravam na mesma rua e suas vidas sofreram reviravoltas e a amizade se manteve mesmo assim. Eu gostava muito dos livros porque relacionava as personagens às minhas três melhores amigas da época, a Natália, a Luísa e a Juliana, cada uma de nós era uma das personagens, na nossa imaginação. Li os três livros da coleção: “Piores inimigas/Melhores amigas”, “Más notícias/Boas notícias” e o terceiro eu não me lembro do título porque ganhei de aniversário de uma amiga, mas depois de ler emprestei para a minha prima que até hoje não me devolveu... Mais uma vez em que emprestei um livro para alguém e me dei mal!
   Tirando essas coleções, quando eu tinha 10 anos mais ou menos, minha tia Ana Paula me deu o clássico “O pequeno príncipe”, comecei a ler, mas não teve jeito, não gostei! Está até hoje guardado em minha prateleira, só esperando o momento certo, quando eu tiver interesse em ler. Por enquanto, esse interesse nem despertou... Eu sinto vergonha por não ter lido o clássico famosíssimo que o livro de Antoine de Saint-Exupéry é! Nessa época li também um livro muito interessante que se chama “Quando estou sozinho...” de Tova Navarra e dá dicas de coisas para se fazer quando a criança ou adolescente está sozinho e sofre uma situação inusitada, como por exemplo, se machucar com um corte. Ainda na questão de bons livros para se ler com esta idade, me lembro de ter ganhado de minha mãe o livro “Querido Deus”, de Telma Guimarães Castro Andrade, que conta a história de um menino muito pobre que tem uma vida muito difícil e pede favores a Deus em busca de uma vida melhor, é emocionante!
    Quanto eu tinha onze para doze anos, cursei a quinta série e a professora Ana Maria, de língua portuguesa, pediu a leitura de alguns livros, mas principalmente dois se destacaram e ficaram na minha memória, são eles: “Miguel e a Quinta série”, de Lino de Albergaria, que me ajudou muito a entender como é o processo da quinta série e “O velho da praça”, de Antonieta Dias de Moraes, que é um livro que vai ficar pra sempre na minha memória e o qual eu adoraria reler, porque me lembra muito o ano de 2008 e achei a história muito legal.
    Para finalizar esta fase de leitura da minha vida, conto uma coisa que fiz completamente por “modinha”: ler dois livros da série “Crepúsculo”, de Stephanie Mayer! Me recordo muito bem que eu nem gostava, lia achando chato, mas querendo ler e ver os filmes, porque todo mundo dizia que gostava, vê se pode! Hoje em dia, já assumo que não gosto de ler essas séries de vampiros, lobisomens e seres de outro mundo, porque acho fantasia demais. A série possui quatro livros: “Crepúsculo”, “Lua nova”, “Eclipse” e “Amanhecer”, eu li apenas o “Lua Nova” e “Eclipse”, que peguei emprestado do meu vô Beto (que tem uma biblioteca dentro de casa, ele devora livros). Aproveitando que estou falando dessa coleção famosa, vou falar da série “Harry Potter”. Nunca li um livro sequer, apenas vi os filmes um, dois e três entendendo o que acontecia e depois vi o cinco e o sete, mas sem entender mais nada porque nem acompanhei. Não digo que achei chato, mas também não achei muito legal, em minha opinião, os primeiros estavam mais legais, depois foi ficando tudo muito exagerado. Alguns outros adolescentes que sabem que eu não gosto de “Harry Potter” ficando admirados, dizem que é como ser criança e não assistir “Cocoricó”, por exemplo, mas por incrível que pareça, a coleção não me entra mesmo!
                                                                          Rumo à última fase!
                                                                                                        Siry :) 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Memórias de Leituras III

  Hola chicos, cómo están? 
 Vou dar sequência a série de postagens da minha memória de leitura, creio que vocês devem estar ansiosos pela continuação dela... E como Magal bem pontuou na postagem de ontem, o frio de Floripa tá mesmo intenso e congelante! Hahaha
                                                 As descobertas 
     Lá estava eu, com cinco anos e meio, começando a ver as letrinhas do alfabeto, quando numa tarde visito a minha vó, ganho um gibi dela e leio minha primeira palavra. Bem, na verdade, não foi uma palavra, mas sim, o som do choro, usado na linguagem dos gibis: BUÁÁÁÁ. A partir daí, desenvolvi um gosto enorme pela leitura de gibis, ganhando vários e construindo a minha coleção de gibis Turma da Mônica que guardo até hoje. Gostava muito da Magali, a comilona engraçada, e da Tina, com suas roubadas de adolescente. E, é claro, não dispensava o caipira atrapalhado Chico Bento. Lembro-me bem que minha tia Ana Paula (a mesma que me deu o “Meu pequeno libriano”) tinha uma coleção de gibis e sempre que eu ia visita-la, pegava emprestado alguns e devolvia na próxima visita. Eu lia e relia as histórias sem enjoar de nenhuma...
   Além dos gibis, bem no começo de eu mesma ler as histórias, tinham as coleções de clássicos, que eram bem resumidos para que as crianças conseguissem ler sozinhas. Eu tinha os livrinhos da Cinderela, A princesa e o sapo, João e o pé de feijão, Branca de Neve, Pocahontas, Rapunzel, e vários outros.
  Quando eu ainda tinha cinco anos e meio, minha mãe viajou para São Paulo a trabalho e trouxe alguns livros para mim, como uma boa parte da coleção da Bruxa Onilda, o livro “Marcelo, marmelo, martelo”, “As melhores histórias de bruxas”... Já aproveito e conto que eu sempre achei muito mágico esse mundo das bruxarias, sempre me interessei por bruxas e suas histórias, quando minha mãe me trouxe este livro então, amei e o li e reli diversas vezes! Para completar essa “paixão” por bruxas, ganhei da minha mãe outro livro que falava mais sobre elas: “Histórias de bruxa boa”. O livro, de autoria de Lya Luft, conta a história de uma menina que tinha uma vó bruxa boa.
   Numas férias em que não tinha muito que fazer, minha mãe me levou em uma livraria e compramos o “Manual de brincadeiras da Mônica” e o “Manual de receitas da Magali”, que eram livros bem divertidos que ensinavam brincadeiras para se fazer com os amigos e receitas de lanches nutritivos para a criançada. A história desses dois livros é triste, porque emprestei para as filhas de um amigo do meu pai e elas nunca mais devolveram... Numa visita que fizemos a casa deles, até vimos os meus livros lá, mas jogados e rasgados, uma pena! Um tempo depois da compra dos dois manuais, minha mãe chegou do shopping com o livro “Quando mamãe virou um monstro”, que falava de uma família em que a mãe virou um monstro com um rabo verde, porque as crianças eram mal-educadas e a casa estava uma bagunça. Penso que, minha mãe me deu este livro porque achou engraçado o título (e ele é engraçado mesmo) e também para que eu ficasse “com medo” e nunca a desrespeitasse e nem deixasse a casa bagunçada.
   Até aqui foi possível perceber que, numa fase dos cinco anos e meio até os oito anos, eu estava começando a ler sozinha, descobrir o mundo mágico da leitura, gostando bastante de histórias de bruxas, de contos de fadas, gibis e dos manuais com os personagens dos gibis. Até que, acredito eu, por influência das amigas da escola e das famosas “modinhas”, passei também a ler livros da Barbie, da Polly, da Moranguinho... Aqueles livros que nem tem uma missão ou uma cultura, mas que todas as meninas na época liam só para poder comentar na escola no dia seguinte. Ai ai... Não consegui fugir da moda nesse momento!
    De repente minha vida mudou: fui sorteada para o Colégio de Aplicação (CA)! A partir deste momento tudo mudaria, eu passaria a estudar de tarde, eu estudaria numa escola bem maior em que os alunos são mais independentes, eu teria de fazer novas amizades... Essa mudança desencadeou na descoberta de um novo gênero literário, os diários. A minha professora da 1ª série, Izabel Cristina, leu no primeiro dia de aula (depois se intensificou para os outros dias também) um diário de uma menina, que se eu não me engano se chamava Clara. A leitura desse diário foi muito importante para mim, porque eu chorei muito no primeiro dia de aula no colégio novo e, quando a professora me levou até a sala e fez uma roda para a leitura, eu consegui me enturmar muito bem e deixar o choro de lado!
   Essa fase das descobertas foi muito importante para mim, porque foi onde aprendi a ler sozinha, onde peguei o gosto por um determinado estilo de leitura, sem contar que foi na época em que entrei para o CA.  

  Pois é, está aí mais um capítulo dessas memórias. Espero que estejam gostando, na próxima postagem minha tem mais!
                                                                                               Beijos, 
                                                                                                             Siry :) 
  

domingo, 10 de junho de 2012

La Isla Bonita

  Olá! Friozinho bom, né?
Vista do Morro da Cruz
  Gente, aqui em Floripa, tá um frio danado! Mas é frio mesmo, daqueles de ter que andar com duas calças, três meias, quatro blusas e dois casacos. Mas o pior mesmo é na hora de tirar essa rouparada e tomar banho, ninguém merece!
  Mas o que eu vim falar mesmo, é sobre essa nossa Ilha da Magia, que é linda, encantadora e me surpreende constantemente. Sei que o feriadão já tá acabando, mas minha dica para a próxima folguinha que você tiver é a seguinte:
  Visite o Mirante do Morro da Cruz, no Centro, prestigie a vista maravilhosa que ele irá proporcionar e escolha seu destino. 
  Se você é mais ligado em natureza, e quer um programa mais família, a minha dica é passar uma tarde no Horto Florestal do Córrego Grande. Programe-se e leve repelente, bastante água e sanduíches, além de colocar uma roupa leve e tênis esportivo. Chegando no Parque, você tem a opção de fazer as diversas trilhas ou, de fazer a trilha principal, que é mais uma caminhada, e, em seguida, estender a toalha e realizar um piquenique.
Centro
Horto do Córrego
  Outro ponto bem legal em Floripa, é o Centro. No Centrão mesmo, tem de tudo! É uma figura melhor que a outra. E o bom, é que você pode fazer compras e ao mesmo tempo apreciar a arquitetura dos prédios, que é fantástica, bem açoriana. Também tem o Centro menos movimentado, que é um pouquinho mais afastado e tem mais moradias. É ótimo, passar uma tarde lá, vendo as casas antigas, com velhinhas na varanda, e pra finalizar comer uma torta num dos muitos cafés que existem na região.
  Também recomendo, uma ida ao histórico bairro Santo Antônio de Lisboa. Fica no oeste da Ilha de Florianópolis, e é cheio de cultura, praticamente uma aula de história a céu aberto. É carro de boi pra cá, engenho de farinha pra lá, casas datadas de 1700 e lá vai pedrada, pra tudo quanto é lado. Muito legal, recomendo. Além de é claro, a beleza natural, proporcionada pela linda vista. 
Santo Antônio de Lisboa


Então é isso, gente. Programem-se e visitem um desses lugares no próximo domingo.

Abraços, 
Magal











Fonte imagens:

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Memórias de Leituras II

   Gente, nesse segundo dia consecutivo de muuuito frio em Floripa, cá venho eu, continuar com a série de Memórias de Leituras, mais um fragmento das memórias de Siry. Confiram! 
                                                 Ouvindo Histórias 
       Tudo que existe já teve um começo, por mais velha que seja a coisa, um dia já foi nova e iniciou tudo do zero. O meu começo no mundo da leitura foi desde que nasci. Isso mesmo, ainda na maternidade minha tia Ana Paula me deu de presente um livro, para que minha mãe entendesse um pouco da minha personalidade e aprendesse a conviver comigo. O livro (o qual, vez ou outra, ainda pego para ler) se chama “Meu pequeno libriano” e conta detalhes sobre o signo, como o signo dos pais vai se relacionar com o do bebê, como vão ser os primeiros anos da criança... Depois desse presente, só fui ganhando muitos outros relacionados à leitura.
  Quando bem pequena, com meses de vida até um ano/dois anos, tinha livros de figuras que faziam barulhos dos animais, ensinavam as cores, os meios de transporte, as formas geométricas... Essas coisas que são fundamentais que a criança aprenda.
    Minha mãe sempre lia livros para mim e um dos que eu mais gostava se chamava “Um tesouro de contos de fadas”, que é grosso e têm várias histórias dentro, como: “Rumpelstilskin”, “O gato de botas”, “Branca de Neve e Vermelha de Rosa”, “Hansel e Gretel”, “A menina dos fósforos”, “A Bela e a Fera”, “Ali Babá e os quarenta ladrões”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Florinda e Yoringal”, “A Bela Vassilissa”, entre outros. O livro mescla histórias clássicas e muito conhecidas com histórias do folclore de diferentes países, como por exemplo, “A Bela Vassilissa” que é de origem russa. Segundo minha mãe, a minha história predileta era “Rumpelstilskin”, mas é impressionante como revirando o livro, consigo me lembrar de eu as escutando, querendo estar “na pele” de certos personagens e achando triste algumas delas. Este livro me foi dado pelo meu primo mais velho, Eduardo, que escreveu esta dedicatória na contra capa do livro: “Para Maria Eduarda, nos seus três aninhos, dois beijinhos e um livrinho. Eduardo – ”. 
   Ainda na questão de histórias que minha mãe lia para mim, lembro-me de adorar “Cachinhos Dourados”. Eu gostava tanto assim porque minha mãe imitava as vozes do papai urso, da mamãe urso e do filhinho urso. Uma grossa, já a outra média e a outra, aguda.
   Entre quatro/cinco anos, eu adorava ver a seção “Estilo” da Revista Caras, a qual eu chamava de “Quem é”, porque apareciam várias celebridades e eu gostava de ver quem era quem. Até hoje muitas pessoas vem comentar comigo que se lembram de que eu sabia o nome de praticamente todo mundo que aparecia na revista.
    Não me lembro muito dessa fase, até mesmo porque era muito pequena, mas as coisas de que me recordo, sinto uma saudade! Como é o caso de “Um tesouro de conto de fadas”, parece que foi ontem que minha mãe lia para mim... 
  
   Na próxima postagem vocês conferem mais um capítulo da minha vida! Hahaha
                                                                                      Hasta la proxima!
                                                                                                          Siry ;)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Memórias de Leituras

  Boa tarde, gente! Como vão vocês?
Hoje aqui em Floripa tá um friozinho tão bom pra ficar debaixo das cobertas fazendo o que gosta, ainda mais sendo véspera de feriado... Daí então eu vi que nada melhor do que postar no Risadas! 
 A postagem de hoje já vem sendo pensada por Magal e eu há algum tempinho, quando recebemos a nota de um trabalho de português que havíamos feito, individualmente. O trabalho era para que escrevvêssemos nossas memórias de leitura ao longo de nossas vidas, desde o processo de aprendizado da mesma até os dias atuais. E nós, que quase não gostamos de escrever (risos), desenvolvemos cada uma, um trabalho todo elaborado, mas o resultado final, foi bacana! Por isso, vamos postar ao longo do tempo, fragmentos de nossas memórias, sempre especificando ao lado a quem pertence a memória, certo? Vamos lá!
                                           
                                    Memórias Literárias de Maria (Siry)
   Meu mundo da leitura 
                                  " Compositor de destinos
                                    tambor de todos os ritmos
                                    tempo tempo tempo tempo
                                    entro num acordo contigo
                                    tempo tempo tempo tempo "
                                                                              Oração ao tempo - Maria Gadú 
   Muitas pessoas só falam em exercícios físicos, aqueles que nos ajudam a manter a saúde e a boa forma, mas mal sabem que um grande aliado da felicidade e da longa vida é o exercício intelectual, me refiro principalmente à leitura. Certa vez, uma professora minha da 6ª série me disse que a força física não move montanhas, mas que a força mental é capaz disso. A partir do momento em que ela me falou essa frase, passei a usá-la em meu vocabulário e a transmití-la para as pessoas. Essa frase faz muito parte da minha vida, porque adoro praticar atividade física e admiro aqueles que nasceram para isso, mas valorizo bem mais uma pessoa culta, com um bom vocabulário.
  Acho que essa preferência pelo exercício intelectual vem desde pequena, pensando sempre em profissões destinadas à área das linguagens ou comunicação. Já pensei em ser professora de português ou espanhol, jornalista, psicóloga, pedagoga... É possível perceber então que idealizo coisas mais voltadas para o estudo da mente, das pessoas e, além disso, profissões que exigem bastante leitura e informação.
  Conversando com meus pais e avós, percebi que hoje em dia está tudo mudado, os jovens de hoje, em sua maioria, têm preguiça de ler. Isso mesmo, PREGUIÇA de ler! Definitivamente, isso não é normal. Mas é que estamos na era da internet, em que tudo é mais fácil e tem a necessidade de ser rápido, "para ontem", ninguém mais busca o significado de uma palavra que ficou em dúvida nos dicionários convencionais, recorrem tudo à internet. Eu mesma sou, muitas vezes, refém disso. Acredito sim que a internet pode trazer muitas coisas boas, mas tudo em excesso faz mal e eu acho que o mundo já está vivendo uma "overdose" de internet, o que não é nada bom. Daqui a pouco, mal vai ter livro impresso, vai ser tudo pelo computador! E como vai ficar a leitura gostosa na rede, depois do almoço? Como que vai ficar o cheirinho de novo (ou velho) das páginas dos livros?
  Pretendo com este trabalho não retratar os benefícios e malefícios da era digital, mas, sim, o meu mundo de leitura, o que eu gosto de ler, o que não gosto, o que eu já li na minha vida, o que não consegui ler ainda... Por isso, a partir de agora você vai mergulhar no meu universo de leituras, vou lhe fazer rir (quem sabe chorar), se identificar,discordar, concordar e por aí vai...
    Seja bem-vindo!


   E aí, gostaram dessa primeira introdução? Se ficaram curiosos para o restante, aguardem, pois virá!
                                                                          Beijos, 
                                                                                       Siry :)
                                                                                
OBS: Fotos de minha autoria.