sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cultura Inútil: O que é o soluço?

  E aí gente, tudo bom? 
  Vivo me perguntando da onde vem o soluço, o que é afinal de contas essa reação um tanto quanto chatinha do nosso corpo? Mas sempre me esqueço de pesquisar. Hoje pesquisei e decidi compartilhar com vocês, para que todos possam saber.
  Pretendo também ir postando para a origem do espirro, do bocejo, até mesmo do arroto, por que a picada do mosquito coça, entre outras curiosidades, que eu chamei de "Cultura Inútil", não porque é inútil, claro que não! Afinal de contas, conhecimento é sempre bem vindo e nunca é demais, mas é a força da expressão; "Cultura Inútil" nada mais é que uma cultura sobre uma curiosidade. E taí a primeira definição da série, hehe.
  Mas afinal, o que é o soluço? 
  A explicação é bem simples: o soluço acontece quando o diafragma, que é um músculo que separa o tórax do abdômen e envolve o estômago, começa a ter movimentos involuntários, ou seja, sem que a gente queira que ele faça. 
  E aí, entenderam?
  Ah, e antes que eu me esqueça, para dar fim aquela crise de soluço, a solução vem por meio de um conhecimento empírico mesmo (algo que a gente sabe, mas não tem explicação, a gente só sabe): tome três golinhos d'água bem "profundamente" e pronto! Bom, pelo menos comigo é sempre uma mão na roda.


Daqui a pouco tô de volta com mais Cultura Inútil,
Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário