sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O som da Ilha

     Chicos, quanto tempo não apareço por aqui! Hahaha Tô até com saudades, quero saber: como vocês tão?  Espero que estejam bem e bastante empolgados para o Carnaval! Vamos ao assunto de hoje!
  Se tem um som que representa e muito a Ilha da Magia é o da banda Dazaranha. O septeto (grupo de sete pessoas) formado por Gazu (vocal e violão), Chico (guitarra solo e vocal), Adauto (baixo), Fernando (violino, guitarra solo e baixo), Moriel (guitarra base), João (bateria) e Gerry (percussão) dá o que falar com uma mistura de reggae, rock e pop somado a um violino que tem um ar muito florianopolitano. 
  A banda iniciou suas atividades em bares e casas noturnas de Floripa, no ano de 1992. Aos poucos, com a qualidade do som feito pelos caras, eles foram conquistando espaço na cidade e lotando os locais onde tocavam. Quatro anos mais tarde, eles lançam o primeiro disco através da RBS Discos, chamado "Seja Bem Vindo", que se tornou um clássico e teve sucesso garantido de vendas. Mas foi em 1998 que o sucesso da banda chegou a topo, quando eles lançaram o álbum "Tribo da Lua" que contem o grande hit "Vagabundo Confesso" e a participação de Jorge Ben Jor na faixa "Te liga". Com este trabalho, várias portas se abrem para a banda e os leva a ganhar um prêmio de disco de ouro, o primeiro da história de uma banda catarinense, após uma vendagem superior a 50 mil cópias.
   Em 2004, a banda decide montar o seu próprio estúdio de gravações, onde logo em seguida foi gravado o grande sucesso "Salão de Festa a Vapor", que lhes rendeu o Prêmio Claro de Música Independente de 2006. E em dezembro de 2008, a pedido dos fãs, a banda faz a gravação de um DVD, metade documentário e metade show, gravado no Teatro Ademir Rosa (CIC), incluindo os dois sucessos já citados acima e mais o hit "Ô mané". E mais três curiosidades: a banda é carinhosamente chamada por seus fãs de "Daza"; muitas bandas florianopolitanas de rock que cantam sucessos tocam "Vagabundo Confesso", como por exemplo, a banda Vibrassônica; um dos membros da banda tem um personagem que fala na rádio Atlântida, cujo nome é Darci, um manezinho muito engraçado. Qual deles será? Hahaha Fica o mistério pra instigar a curiosidade de vocês...  
   Mas e aí, gostaram do texto? Se vocês não conheciam a banda, acho que foi uma boa oportunidade de conhecer melhor, afinal de contas, creio que quando você ouvir pela primeira vez, vai gostar com certeza! 
  Segue abaixo a letra da música "Ô mané", pra ver se você identifica o que tá sendo falado com a vida do manezinho da Ilha:
 Ô Mané, Ô Mané, Ô Mané
Ô Mané, qual é teu nome?
Ô Mané, que festa é essa?
Meu nome é maré alta, é maré baixa
Já dizia: "porta aberta, pode entrar"
Sou filho de uma lavadeira da fonte
Filosofia, lavar
Filosofia, lavar
Sou filho de uma lavadeira da fonte
Filosofia, lavar com as mãos
Se deixar bumbo dessa ilha começar a bater
Festa por que tem gente aqui
Fazendo som, fazendo reggae an roll
Fazendo amor, fazendo amor
"Essa é a vitrola mané e em matéria de som
Aqui chutou a pedra sai um cara bom
Fazendo reggae n roll, fazendo amor à noite inteira,
O Iriê também ta nessa não ta de bobeira,
É Avaí e Figueira é coisa séria,
Só tem sangue bom pulsando nessa artéria,
Rapaziada é do bem mas não se entrega,
E a hora que solta esse trem ninguém mais pega.
 Se você for acessar este site, encontra o vídeo da música e assim, conhece ao estilo da banda melhor: http://www.youtube.com/watch?v=Xlodp_1Q1iE
 FONTES: - www.wikipedia.org 
              -  http://letras.terra.com.br/dazaranha/901298/   
                                                                                                Beijos, 
                                                                                                             Siry 

Nenhum comentário:

Postar um comentário