sexta-feira, 30 de março de 2012

Que tal rever Titanic?

Luxo, ostentação e tudo de bom
     É gente, não é mole, não! Abril está chegando (domingo é 1º de Abril, o dia da mentira) e com ele, estreia a seção 3D do sucesso Titanic, nos cinemas de algumas capitais do Brasil. Já que essa proposta veio pra Floripa e já que Magal e eu gostamos um "tantinho assim" do filme que representa a tragédia marítima, vou falar um pouquinho mais sobre a história e o filme aqui e agora! 
Horas depois... Pânico, desespero, choro
    Mas afinal, o que tem de tão curioso nesse naufrágio que chocou e ainda choca o mundo após 80 anos do fato? É que os proprietários e construtores do navio afirmavam ter erguido o navio que o próprio Deus não poderia afundar, afirmavam que ele era "insubmersível". Quase ninguém que vivia na época queria afirmar que o navio havia se chocado com um iceberg e deixando muitos mortos, muitos preferiam dizer que ele estava apenas à deriva e que, logo, logo voltaria aos Estados Unidos para reparos e com todas as vidas salvas, que aquilo não bastava de uma aventura.
  O navio que fazia a linha Grã-Bretanha e Estados Unidos tinha alguns dados enormes, confira:
- Dimensões: 882 pés e 9 polegadas.
- Tonelagem bruta: 46.358 toneladas.
- Propulsão: 29 caldeiras, com 159 fornalhas.
- Capacidade: 3.547 pessoas, contando passageiros e tripulação. 
   A embarcação tem a sua construção iniciada em 31 de março de 1909 e é dado como pronto em 31 de maio de 1911, ou seja, cerca de dois anos de construção e planejamento. Mas somente em 20 de março de 1912 (há exatos 100 anos atrás) é que recebe o aval para poder navegar pelos mares. E finalmente, em 10 de abril do mesmo ano, o navio parte às 12:00h. A viagem era marcada por luxos e mais luxos, com enormes banquetes todas as noites, festas de gala, famílias ricas e renomadas a bordo, diversão, amizade, conversa... Até que, na madrugada de 14 para 15 de abril de 1912, o "todo poderoso" naufraga após colidir com um iceberg a cerca de 400 milhas de St.John e faltando 900 milhas para a chegada em Nova York. O desastre deixou 1523 mortos. Pelo que se tem registrado, desde a manhã do dia 14, o capitão já tinha recebido vários alertas de enormes icebergs nas redondezas, mas sempre conseguia ir moldando o navio, desviando deles. Até que às 23:40h não deu mais, o iceberg estava a sua frente! A água foi entrando nos compartimentos dianteiros, as partes que eram inundadas faziam a proa do navio ficar mais pesada, promovendo a sua inclinação, logo após 20 minutos da batida. Os tripulantes foram avisados do incidente e foram de cabine em cabine avisar aos passageiros, para que eles colocassem os coletes salva-vidas e se dirigissem ao convés para dar entrada nos botes. A partir da 00:31h, os botes começam a ser preenchidos com mulheres e crianças, em seguida, foram sendo preenchidos além da lotação máxima e, por volta de 01:25h da madrugada, a água atinge o nome do navio pintado na proa e a inclinação se torna cada vez mais intensa. Às 02:10h o último bote é lançado ao mar e às 02:18h as luzes do navio se apagam para nunca mais se acenderem e pouco antes disso, o capitão some, após dar longa assistência em meio ao desespero. 
Uma das sobreviventes após muito tempo do desastre
    Mas agora falando do filme em si, foi feito em 1997, por James Cameron, sendo ele o diretor e escritor. O filme retrata muito bem as mortes por afogamento, hipotermia ou até mesmo as raras sobrevivências. O romance tem como personagens principais Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um rapaz pobre que viaja em terceira classe, e Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet), uma moça da alta sociedade mas que não tem grandes possibilidades econômicas e que está noiva de um homem rico, contra a sua vontade (pressionada pela mãe). O longa, em toda sua história, conseguiu receber 11 estatuetas do Oscar, entre elas: Melhores Efeitos Especias e Melhor Música. 
   Infelizmente este fato aconteceu, sendo para uns até hoje um grande mistério, para outros, nada demais. Agora que já descobriram um pouco mais da história da tragédia e da história do filme, não vale perder, né? Preparem os lencinhos, porque eu garanto, as lágrimas vão rolar a solta! 
                                                                                  Abraços, 
                                                                                               Siry 
FONTE: - http://www.naufragios.com.br/titanic.htm 
           - http://www.infopedia.pt/$titanic-(filme)
              - www.wikipedia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário