domingo, 18 de março de 2012

Cultura Inútil: Pra que serve o bocejo?

  Oi gente!! Quanto tempo, né? Aconteceram alguns probleminhas aí com o meu computador, mas ele foi arrumado e agora eu tô de volta!!! 
  Então, vocês lembram daquela "série" que eu falei, sobre cultura inútil...? Nem se preocupem que ela não foi cancelada, não, tá? E hoje eu venho, para explicar um pouco sobre o bocejo
Personagens do "Snoop"
compartilhando um bocejando
  A coisa mais concreta sobre bocejo, que se sabe, é que ele desencadeia uma série de bocejos. Se alguém bocejar na sua frente, mesmo que cubra a boca, você vai bocejar. Provavelmente, até ao ler esse texto, você bocejará. 
  Vou admitir pra vocês, que a ciência não sabe explicar ao certo o que é o bocejo e porque ele acontece, mas existem algumas teorias, que são mais ou menos assim: 
 1- Teoria Física: essa teoria diz que nós bocejamos para eliminar o gás carbônico acumulado em nossos corpos e aumentar a quantidade de oxigênio nos mesmos. Por isso que quando estamos em grupo, temos mais tendência a bocejar, pois a quantidade de gás carbônico que inspiramos é maior.
John Lennon
 2- Teoria do Tédio: já essa (que é encontrada na maioria dos dicionários), diz que bocejamos por tédio, sonolência ou fadiga. Apesar disso, a maioria dos atletas bocejam antes de uma competição; pouco provável que estejam entediados.


Algumas curiosidades:
 - A duração de um bocejo é de, em média, 6 segundos;
 - Os batimentos cardíacos aumentam até 30% durante um bocejo;
 - A maioria das pessoas boceja depois de ter visto alguém bocejar;
 - Atletas, normalmente bocejam antes de uma competição;
 - Pessoas cegas tendem a bocejar após ouvirem alguém bocejar.

  E então, entenderam melhor os "mistérios" do bocejo? Sei que bocejar, é uma ação involuntária do nosso corpo (ou seja, fazemos sem querer), muito da mística, mas sabe-se que não só humanos, bem como gatos, cachorros e até peixes o fazem.

Até mais,
Nat Magal

Fontes: http://saude.hsw.uol.com.br/questao572.htm
http://wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.com.br/2011/02/isto-anda-tudo-ligado-i-o-menino-de.html  e http://imagebeatles.blogspot.com.br/2008_12_01_archive.html  (imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário