sábado, 10 de março de 2012

Ser mulher

    Daí gente, como anda a vida? 
Nós passamos por esse momento mágico 
 Na última quinta-feira foi o Dia Internacional da Mulher e acabamos deixando passar em branco, mas hoje vim aqui, atrasada, lhes contar um pouquinho mais da história do Dia Internacional da Mulher. Me inspirei na nossa professora de história e orientadora de pesquisa, Karen. Aliás, queremos agradecer por ela ter visitado o nosso blog e deixado um comentário! 
  No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica em Nova York, fizeram uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho, redução da carga diária de trabalho, salário igual ao dos homens, tratamento respeitoso dentro do ambiente de trabalho... A simples manifestação foi reprimida com muita violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e foram incendiadas. Cerca de 130 trabalhadoras morreram num ato inexplicável.
   Em 1910, foi decidido, através de uma conferência,que o dia 08 de março ficaria sendo o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às tecelãs mortas. Mas gente, isso tudo é algo muito recente, porque a data só foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975! 
   O objetivo da data não é apenas comemorativo, mas sim, reflexivo. Para que todos se ponham a pensar no papel da mulher na sociedade atual, na diminuição do preconceito contra o público feminino, na diminuição dos casos de mal-trato que alguns homens praticam em suas companheiras e muito mais conquistas. Vamos ver agora alguns marcos de conquistas das mulheres na História:
- 1788: O francês Condorcet reivindica a participação das mulheres na política, emprego e educação;
- 1859: Surge na Rússia um movimento de luta pelos direitos das mulheres;
- 1862: As mulheres lutam pela primeira vez na Suécia;
- 1870: Na França, as mulheres passam a ter direito de cursar a faculdade de medicina;
- 1878: Criada na Rússia a primeira universidade feminina;
A heroína Anita Garibaldi 
- 1901: O francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.  
Ícone de mulher poderosa 
   Ao longo dos tempos, tiveram mulheres muito importantes para a história do mundo, são elas: Cleópatra (rainha do Egito), Maria (mãe de Jesus), Joana D'Arc (personagem francesa importante), Anita Garibaldi (guerreira que lutou na Guerra dos Farrapos,no sul do Brasil), Princesa Isabel (assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 1888), Marie Curie (já citada no Risadas Lau, numa postagem de março passado, ganhou dois prêmios Nobel da Física), Madre Teresa de Calcutá (também já citada no Risadas, ajudou os mais necessitados e ganhou um prêmio Nobel da paz), Indira Gandhi (foi primeira-ministra da Índia) e Margareth Tatcher (foi primeira-ministra do Reino Unido, conhecida como "dama de ferro" e atualmente representada no filme de nome homônimo, que rendeu o Oscar 2012 de melhor atriz à Meryl Streep). Após ler essa lista de nomes, não é pra você, mulher, se sentir inferior só porque não conseguiu fazer uma conquista dessas, você já é especial pelo seu jeito de ser, pelas conquistas de sua vida! Vocês vão entender melhor isso que eu falei agora, com esta lista bem-humorada com algumas vantagens de ser mulher: 
1- Somos capazes de prestar atenção a diversas coisas ao mesmo tempo;
2- Não somos obrigadas a servir o exército;
3- Carregamos sempre os pacotes mais leves;
4- As crianças sempre dizem "mamãe" primeiro;
5- Mulher grávida não entra em fila;
6- Ganhamos mais presentes e flores;
7- Não pagamos a conta, no máximo rachamos;
8- Vivemos mais;
9- Todo homem já apanhou de uma mulher (nem que esta tenha sido a mãe);
10- Temos um dia internacional;
11- Por último mas não menos importante, fazemos tudo que um homem faz, e de salto alto!!! 
                               Parabéns (atrasado) a todos as mulheres! 
                                                                                             Siry :) 
FONTES: - http://www.suapesquisa.com/historia/mulheres_historia.htm
                - http://www.webmundi.net/humor/mulher.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário