quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween ou Dia das Bruxas

      Buenas noches, tudo bom?
Abóbora do Halloween
   Hoje, venho escrever para vocês sobre o Halloween ou, no Brasil, Dia das Bruxas. Sei que a data já passou, mas sempre o final de outubro e o começo de novembro é um período mais centrado nas coisas "de outro mundo", porque 31/10 é o dito Halloween, 01/11 é o dia de todos os santos e 02/11 é o feriado de finados. Então, aproveitei a "deixa" e vim trazer algumas curiosidades sobre para vocês!
   O halloween é uma festa muito comum nos Estados Unidos, mas já se espalhou por diversos países ocidentais, foi trazida pelos imigrantes irlandeses no século XIX. Segundo o povo celta, no dia 31 de outubro, os espíritos saiam do cemitério para tomar posse dos corpos vivos, com isso, o povo (que tinha medo desses "fantasmas") colocava em suas casas caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas com o intuito de espantá-los. Olha que curioso, relacionei logo ao conteúdo que estamos vendo nas aulas de história: como esse ritual era algo pagão, na Europa, na Idade Média, quem participasse do evento era condenado e perseguido pela Igreja Católica, aquela velha história da inquisição. Daí então, com o obejtivo de diminuir essas práticas pagãs, a Igreja cristianizou a festa, criando assim, no dia 02 de novembro o dia de finados, uma homenagem aos entes queridos que já se foram...
Feliz dia das Bruxas!!!
    Por ser uma festa relacionada à morte, o halloween, têm como símbolo vários itens macabros, como: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, gatos negros, Drácula, Frankestein e o que a sua imaginação quiser! Mas nem tudo é tenebroso nessa festa. Tem como tradição, as crianças se fantasiarem com um dos símbolos citados acima, batendo de casa em casa e falando: "Doces ou travessuras?", se a pessoa der doces, beleza! Agora se não tiver doce e pedir travessura, as crianças não perdoam não, a travessura vai desde papel higiênico enrolado no portão até furar o pneu do carro (nos casos mais maldosos, que eu não recomendo que faça assim hahaha)!
Franklin Cascaes e os estudos sobre as bruxas em Floripa, a Ilha da Magia
   Aqui no Brasil, praticamos bastante essa festa, mas chamamos de Dia das Bruxas e muitas escolas de inglês aqui no nosso país, costumam fazer festas para ensinar aos alunos um pouco mais da cultura inglesa, por isso, fazem com todas as características que tem lá!  
     Mas e aí, gostaram de saber um pouquinho mais sobre essa festa tão divertida, diferente e que traz a cultura de outro país? Se ainda não fez a sua, comece a pensar nos preparativos e ano que vem, execute!
FONTE: www.suapesquisa.com
                                                                                           Beijos bruxólicos,
                                                                                                                        Siry ;)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário