terça-feira, 5 de novembro de 2013

Corpo & Mídia

   Olá, pessoal! Tudo bom?
Ainda na onda do assunto "Corpo & Mídia", preparamos juntas um textinho bem legal sobre o tema especialmente pra vocês darem uma refletida. Esperamos que gostem!

  Centenas de pessoas, principalmente jovens mulheres, morrem todos os anos em função da anorexia. Este mal do mundo moderno vem fazendo a cabeça não só de modelos mas também de mulheres das mais diferentes faixas etárias e contextos sociais.Corpos belos, esculturais, qual o preço disso? Para que uma tarde inteira na academia? Horas sem comer? Remédios para tirar o apetite? Laxantes? Lastimável!
Para que/para quem a cintura tão fininha? Para que o IMC abaixo da média? Quem vai notar? 
  Em contra partida, centenas de pessoas morrem por ano em decorrência de ataques cardíacos provocados por uma combinação de fatores: má alimentação + sedentarismo = obesidade!
O que faz com que as pessoas não consigam parar de comer? O aroma? O sabor da comida? Ou as propagandas?
Engordam quilos e mais quilos pensando que logo após é só fazer intervenções cirúrgicas como o simples “grampeamento do estômago”. De que adianta isso se não mudam os hábitos? Lamentável!

O que se tira depois disso tudo? Primeiro que tudo em excesso faz mal. E segundo, que como já dizia Juvenal na antiga Roma, se tu tens uma mente sã, teu corpo também será são!
   Diversos programas de televisão, telenovelas, filmes e propagandas divulgam “o corpo ideal”. O que seria esse corpo ideal? A imagem de uma mulher magra, esbelta, com as curvas bem acentuadas, cabelo e maquiagem sempre impecáveis... Isto acaba causando uma “depressão coletiva” nas mulheres da nossa sociedade, coisa que não se via antigamente. Donas de casa pagam milhões para atingir o status de “mulher-capa-de-revista”, o que elas não sabem, é que antes de a publicação chegar às bancas muito photoshop passou por aquele corpinho. Infelizmente, essas donas de casa caem no famoso conto do vigário, adquirindo assim as doenças mencionadas nesse programa.
   Por que a mídia propaga que o IMC abaixo do normal é o ideal? Será que os publicitários que elaboram essas propagandas são deuses da beleza ou se deixam levar pelas mídias dos fast food?
Ana Karenina, Iracema, Capitu, Mona Lisa e tantas outras que flutuam no imaginário da sociedade como as mais lindas, não eram magérrimas como a exigência atual.
A bela Capitu
    Quanto custa o corpo ideal? Pra que ser uma Barbie humana? Agradar a quem? A si mesma é que não é, basta pensar na fome que passam para entrar naquela calça 36, no peso excessivo que pegam na academia, e por aí vai...
    Pois é, gente... Vocês devem estar aí pensando que esse texto não trouxe muita informação, mas é que ele foi escrito por nós com uma intenção maior de reflexão do que de informação, compreendem? A gente pensa que a informação já está bem propagada pela mídia, pelos sites, pelos livros e que todos já sabem os males que ficar sem comer e comer em excesso causam. Mas e aí, o que vocês, nosso queridos leitores, pensam sobre o assunto? Concordam com a gente ou são totalmente contrários? Deixem um comentário ;)

 Abaixo, deixamos um vídeo produzido para a disciplina de ginástica sobre o assunto tratado neste texto:



Abraços, 
Maria e Nat :D

Um comentário:

  1. Parabéns meninas! Fico feliz em constatar que vocês conseguiram elaborar e transmitir o que vimos nas nossas aulas de maneira objetiva e criativa. Nota 10!

    ResponderExcluir