segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um pouquinho mais de História: Revolução Federalista

   Olá pessoal! Tudo bom?
Essa semana nós da Dupla Lau temos atividade avaliativa de história e, na postagem de hoje, resolvi contar um pouquinho mais de uma parte do conteúdo que cairá em nossa atividade para vocês, mas podem ficar tranquilos pois eu vou retratar o conteúdo de uma maneira bem leve e lúdica! O tema é a Revolução Federalista, vamos conferir? 
Imagem da Fortaleza de Anhatomirim

   Antes da proclamação da República no Brasil, diversas pessoas se manifestaram contra a monarquia, pedindo a vinda da República e no Sul do Brasil não foi diferente! Em Santa Catarina, manifestantes republicanos de Desterro, Laguna e Lages foram ouvidos, como exemplo temos Esteves Júnior e Emílio Blum. Diversos grupos sociais queriam a República e fundaram partidos republicanos regionais, jornais e clubes republicanos. Até que, após todos estes feitos, a informação de que havia ocorrido a proclamação da República chega a Santa Catarina, em 17 de novembro de 1889, dois dias após Dom Pedro II a proclamar. 
  Em 1889 ainda, Deodoro da Fonseca (então presidente do país) escolhe Lauro Muller para comandar o estado (não mais província) de Santa Catarina. Nos anos seguintes, até 1930, por meio de eleições foram escolhidos os seguintes governadores, nesta ordem: Felipe Schmidt, Lauro Muller, Vidal Ramos e Adolfo Konder,os quais executaram diversos feitos importantes. 
Lauro Muller

  Neste começo de república vários conflitos ocorreram, com fuzilamentos e mortes, como a Revolução Federalista,em 1893. Tudo começou quando Deodoro da Fonseca (que era o presidente, como já vimos acima) foi deposto e então, seu vice Floriano Peixoto assumiu o poder e nem propôs uma eleição para o povo escolher se ele continuaria ou não no cargo. Com isso, várias pessoas no Rio Grande do Sul organizaram uma revolta e o governo/povo catarinense entrou nessa, fazendo com que Desterro virasse ponto de encontro dos federalistas e palco da Revolta Armada. Os revoltosos manifestam-se contra Floriano Peixoto, o considerando um enganador/falso. 
  Em 1894, tropas federais (lideradas pelo Coronel Moreira César) chegaram a Desterro e, a mando de Floriano iniciaram uma série de torturas com os manifestantes, chegando ao auge de mandá-los cavar suas próprias sepulturas e, por fim, os assassinando! O local dos massacres foi a ilha de Anhatomirim, local que é visitado por muitos hoje em dia e foi cenário de um documentário do cineasta catarinense Eduardo Paredes. 
Floriano Peixoto

  Para piorar a situação, ainda em 1894, o então governador do estado, Hercílio Luz sancionou uma lei para que o nome da capital catarinense passasse de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis, em homenagem à Floriano, o que desagradou e muito os parentes, amigos das vítimas e todos que eram contra o presidente. E agora eu questiono: seria essa uma homenagem plausível? Creio que não! Em minha opinião, Hercílio Luz homenageou o homem que promoveu uma das maiores matanças de todos os tempos no Sul do país! A partir disso, constantemente surgem discussões com o intuito de mudar o nome da "Ilha da Magia"; passar a ser Desterro é uma das opções! 
   Este texto foi formulado por mim (Maria Siry) e é um resumo do que o nosso livro da disciplina de História apresenta. Gostaram? Espero que tenha ficado legal e não só didático, mas também leve para aqueles que já aprenderam isso darem aquela relembrada ;)
                                                                                                        Beijos, 
                                                                                                               Maria Siry :) 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário