sexta-feira, 17 de maio de 2013

Toxidez Doméstica

    Boa noite, pessoal! Tudo bom?

Estávamos meio ausentadas aqui do Risadas Lau nos últimos tempos, mas era devido aos velhos compromissos da escola, como vocês já conhecem, né? :(  Mas hoje eu resolvi discorrer com vocês sobre um tema muito importante, que nós estudamos na aula de Química e que esperamos que sirva de alerta para todos. Estou falando do fato de cada vez mais pessoas (principalmente crianças) serem intoxicadas com produtos de limpeza ou produtos tóxicos no geral e o pior é que, em muitos dos casos, estas pessoas se intoxicam dentro de suas próprias casas, por acidente! Infelizmente, tem intoxicações que são tão graves que levam a pessoa à óbito :(
Produtos de limpeza com rótulo clandestino

  Já que ninguém quer que ocorra esta fatalidade com nenhum conhecido nosso ou até mesmo com a gente, confiram estas dicas:

  • Não deixe produtos tóxicos nas prateleiras debaixo da pia, pois as crianças tem alcance fácil e podem ingeri-los, confundindo com brinquedos, pois para elas, um frasco daqueles coloridos é um prato cheio pra diversão garantida;
  • Procure não comprar produtos clandestinos que possuem embalagens sem rótulo e colocados em garrafas de refrigerante, pois a criança ou qualquer um pode pensar que os de cor rosa são suco de morango e que o branco é leite, por exemplo;
     Alguns produtos que podem causar o envenenamento são:  produtos de limpeza doméstica, veneno de rato, medicamentos, alimentos deteriorados e gases tóxicos (como foi o caso da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul). 
   Caso a pessoa tenha sido intoxicada porém você chegou e ela já estava caída no chão inconsciente, existem indícios que mostram de qual forma ela foi intoxicada para que você acione o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência):
- Envenenamento por Ingestão (quando a pessoa ingere a substância tóxica): manchas ao redor da boca, transpiração intensa, dor ao engolir, náusea, vômito, convulsões, alterações na respiração e na temperatura do corpo, etc.
- Envenenamento de forma cutânea (quando a substância entra em contato com a pele): manchas na pele, coceira, irritação nos olhos, dor de cabeça, etc.
- Envenenamento por inalação (quando a substância entra pelas vias respiratórias da pessoa): respiração rápida, tosse, irritação no olhos, etc.
Cuidado, isso é perigoso! 
 Agora se infelizmente ocorrer a fatalidade, recomenda-se que leve a pessoa para um local arejado, afrouxe sua roupa, pergunte à vítima o que aconteceu e chame o SAMU ou leve-a para o pronto-socorro mais próximo! Outra coisa que ajuda é levar para mostrar para o médico que atender a pessoa os resquícios da substância que a pessoa ingeriu, inalou ou teve contato em sua pele, porque daí dá de apurar o que de fato causou o problema. Já se a intoxicação tiver se dado pela pele, lave bastante o local afetado, deixando a água correr bem. E se a intoxicação for por ingestão, não provoque vômito, nem ofereça nada para beber (nem água). 
   E aí, já tinham parado para pensar nisso? Infelizmente acontece bastante no Brasil, mas esperamos que com essas dicas nós possamos diminuir este número de vítimas que cresce a cada dia.
                                                                                                                     Abraços, 
                                                                                                                                  Maria Siry :) 
FONTES: - Maiores informações recomendamos este site aqui: http://www.saudebrasilnet.com.br/Primeiros-Socorros/intoxicacoes-e-envenenamentos.html
- Retiramos algumas informações da nossa aula de química, ministrada pela professora Gladys. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário