Oi gente!
Quanto tempo que eu não dou as caras por aqui! Mas é sempre assim, em período escolar a gente até tenta postar, mas acaba dando uma sumidinha mesmo.
Hoje eu vim falar sobre uma paixão minha, os Fuscas! Aliás, você sabia que eles são chamados assim só aqui no Brasil? Em Portugal eles são apelidados de Carocha, Beetle é o nome deles nos Estados Unidos, em Cabo Verde eles são os Baratinha, em alguns países da América Latina o nome deles é Cucarachita. Mas a Volkswagen, fabricante do carro, diz que o nome oficial do Fusca é Volkswagen Sedan.
O Fusca surgiu na Alemanha, na década de 1930. Foi desenhado por Ferdinand Porsche (que mais tarde fundaria a marca de automóveis Porsche) à pedido de Adolf Hitler, que queria criar um carro barato, econômico e funcional, ao qual toda a população tivesse acesso.
Já em sua primeira versão, em 1935, o Fusca tinha um interior bem moderno para a época. Eu não entendo muito dessas coisas de motor, molas, válvulas, compressores e etc, mas, resumindo para os leigos, o Fusca era um carro bem econômico e moderno. Além disso, custava menos de 1.000 marcos (moeda alemã da época), ou seja, era muito difícil quem não pudesse pagar para ter uma belezinha dessas em casa.
Em 1939, com o início da 2ª Guerra Mundial, o Fusca virou carro militar, aí, a produção aumentou consideravelmente. Porém, com o fim da mesma, os carrinhos ficaram praticamente extintos. Mas, graças a um inglês chamado Ivan Hirst, o modelo foi redescoberto e, por causa da sua economia, virou carro do correio, da polícia, ambulância (eu fico imaginando o trabalho pra entrar dentro de uma ambulância-Fusca), entre outros serviços do dia-a-dia.
No ano de 1959, a divindade em forma de carro finalmente chegava ao Brasil! Nos anos seguintes, com o sucesso de vendas, o Fusca se consolidou como um dos maiores mitos/clássicos dos automóveis.
Eis que, em 1986, para a tristeza dos fuscamaníacos, encerra-se a produção de Fuscas (pelo menos no Brasil). Ano triste, eu sei. Mas nem tudo estava perdido! Em 1993 elas recomeçam, por pedido do então presidente brasileiro Itamar Franco.
Porém, tudo que é bom tem fim e com o Fusca não foi diferente. Tenho certeza que todos os apaixonados por Fuscas nunca esquecerão do ano de 1996, pois foi nesse ano que a produção das Carochas parou de vez.
Em 1998, a Volkswagen laçou o New Beetle, que é uma forma mais arrojada e moderna do bom e velho Fusquinha. Porém, além de ser mais sensível e fugir dos padrões que conquistaram o coração dos amantes do Fusca, o New Beetle custa os olhos da cara! Eu, particularmente, apesar de admitir que o New Beetle é um carro super bonito, acho que não merecia o status de "o novo fusca".
Hoje em dia, existem clubes e mais clubes que se dedicam em adorar os Fuscas, personalizá-los, expo-los (e nos deixar babando por eles) e criar os mais inimagináveis tipos de Fuscas. Alguns deles:
- http://www.fuscaclube.com.br/ (que me ajudou a montar esse texto, gracias!)
- http://www.kaferclube.com.br/
- http://www.clubedofuscadeblumenau.com.br/
- http://www.clubedofuscarn.com.br/
- http://www.passofundofuscaclube.com.br/
Bom, espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais desse carrinho pelo qual eu morro de amores, hehe.
"As boas ideias são simples."
- publicitário da Volkswagen
Anos 30 |
Hoje eu vim falar sobre uma paixão minha, os Fuscas! Aliás, você sabia que eles são chamados assim só aqui no Brasil? Em Portugal eles são apelidados de Carocha, Beetle é o nome deles nos Estados Unidos, em Cabo Verde eles são os Baratinha, em alguns países da América Latina o nome deles é Cucarachita. Mas a Volkswagen, fabricante do carro, diz que o nome oficial do Fusca é Volkswagen Sedan.
O Fusca surgiu na Alemanha, na década de 1930. Foi desenhado por Ferdinand Porsche (que mais tarde fundaria a marca de automóveis Porsche) à pedido de Adolf Hitler, que queria criar um carro barato, econômico e funcional, ao qual toda a população tivesse acesso.
Modelo usado na Guerra |
Fusca Policial |
Em 1939, com o início da 2ª Guerra Mundial, o Fusca virou carro militar, aí, a produção aumentou consideravelmente. Porém, com o fim da mesma, os carrinhos ficaram praticamente extintos. Mas, graças a um inglês chamado Ivan Hirst, o modelo foi redescoberto e, por causa da sua economia, virou carro do correio, da polícia, ambulância (eu fico imaginando o trabalho pra entrar dentro de uma ambulância-Fusca), entre outros serviços do dia-a-dia.
Fusca da polícia |
Fusca de 1959 |
Anos 50 |
Modelo dos anos 70 |
1970 |
Porém, tudo que é bom tem fim e com o Fusca não foi diferente. Tenho certeza que todos os apaixonados por Fuscas nunca esquecerão do ano de 1996, pois foi nesse ano que a produção das Carochas parou de vez.
New Beetle 2013 |
Último dos Moicanos: Fusca 1993 |
Hoje em dia, existem clubes e mais clubes que se dedicam em adorar os Fuscas, personalizá-los, expo-los (e nos deixar babando por eles) e criar os mais inimagináveis tipos de Fuscas. Alguns deles:
- http://www.fuscaclube.com.br/ (que me ajudou a montar esse texto, gracias!)
- http://www.kaferclube.com.br/
- http://www.clubedofuscadeblumenau.com.br/
- http://www.clubedofuscarn.com.br/
- http://www.passofundofuscaclube.com.br/
Bom, espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais desse carrinho pelo qual eu morro de amores, hehe.
"As boas ideias são simples."
- publicitário da Volkswagen
Até breve,
Nat Magal
Fusca dos sonhos! |
O fusca meio verde musgo ai não e 1959, ele e 1950 pois conheço o proprietario.
ResponderExcluir