segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cultura Inútil: por que sentimos medo?

  Todo mundo têm medo. Ter medo é super normal e inclusive saudável. O medo é um estímulo do nosso corpo à: coisas que ele percebe não vão nos fazer bem, traumas com experiências passadas ou coisas que acontecem na sociedade (por exemplo: quase todo mundo têm medo de ficar sozinho numa rua deserta à noite, pois pode ser assaltado).
  Quando o alerta de perigo toca, nosso corpo reage, ficando mais alerta do que o comum. Pupilas dilatas, suor nas mãos, agilidade, frio na barriga e coração acelerado são só alguns sintomas de que   não estamos seguros. Por isso o medo é tão importante, se não fosse ele, quem nos avisaria que estamos em perigo? 
  O problema aparece, quando o medo vira fobia. Fobia é ter muiiiiiito medo de alguma coisa, a ponto de não conseguir se controlar. Quando vemos coisas que não são reais ou fantasiamos algo na nossa cabeça para sentirmos medo, também vira uma situação complicada. Nesses casos, o indicado é procurar um terapeuta ou psicólogo, para tratar desse medo que muitas vezes dificulta até mesmo a vida da pessoa. 

Hasta,
Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário