quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A graça na internet

  Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha Facebook, todo mundo tem! Uns sabem fazer bom uso dessa rede social, já outros... Enfim, o que me traz aqui, são as coisas inusitadas que nós encontramos por lá.
Direto do Tumblr... Os fãs de
 Johnny Depp
  Existem milhões de páginas no facebook que são meio que uma facebookização do Tumblr. Essas páginas ficam postando fotos do Johnny Dpep ou de pessoas que morreram aos 27 anos ou então aquelas mulheres de cabelo colorido que só existem em Londres. Detalhe: mesmo sendo brasileiros, os donos da página postam tudo em inglês.
Bom mesmo é usar óculos juliet
  Outras páginas se dedicam ao "humor letra Courier New" (aquela letrinha de máquina de escrever). Os autores escrevem errado de propósito e sempre aparece alguém pra falar 'feliz é com z e não com s'. Algumas dessas páginas são de humor regional, outras fazem humor com celebridades e outras fazem ironias do tipo "o Orkut era melhor".   
Quem é de Floripa entende, haha
  Falando em Orkut, existem no Facebook, páginas que só sabem adicionar mensagens de corrente ou então imagens de uma borboleta com texto dizendo que a vida é bela. 
  Têm ainda as páginas que pegam um determinado tema e fazem humor em cima daquilo. Por exemplo, pessoas que cursam faculdade de medicina: a página posta diversas coisas contando como é dura a vida de quem faz medicina etc.

  Existe também o que eu chamo de "página sofisticada", porque elas têm um design todo elaborado. Os temas são variados, mas normalmente a escrita é certinha e as imagens bonitas.
  Ainda há, as "páginas de protesto", que têm tirinhas ou outras postagens com tema anti-corrupção ou "salário melhor para os professores". 
  Agora resta a nós, leitores e usuários do Facebook, saber escolher com sabedoria e não ajudar a "orkutizar" o Facebook. 

Hasta la vista,
Magal





sábado, 22 de setembro de 2012

Nova Veneza - O cantinho mais italiano de Brasil

      Oi gente, tudo bom com vocês? 
  Desculpa a demora entre uma postagem e outra, mas é que desde 03 de setembro as nossas aulas voltaram da greve, daí vocês pensem na correria do dia-dia e multipliquem por três (risos)! Mas pior que é verdade, está tudo muito corrido e os tempos livres são poucos e mal dá de vir aqui no Risadas, mas já, já tudo vai se normalizar. 
  Hoje eu venho contar pra vocês um pouquinho mais da história de um município catarinense pra lá de especial, como o título da postagem já indica, estou me referindo a Nova Veneza, no sul do estado, próximo à Criciúma. 
  Nova Veneza foi colonizada por imigrantes italianos e herdou tradições típicas da Itália, tradições essas que são praticadas até os dias de hoje, de geração em geração! O governo estadual presenteou a cidade, a partir da lei de número 12.789, a Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, bacana, né?   A cidade foi colonizada por volta de 1891 principalmente por Bortolomeu Dal Moro, Bortolo Bortoluzzi e Alfredo Pessi, vindos de Bergamo, Veneza e Belluno, na Itália. Hoje em dia, a cidade comemora aniversário no dia 28 de outubro,o nativo de lá é veneziano ou neoveneziano, seu prefeito é Rogério José Frigo, sua população é de 13.447 habitantes, etc. Mas... O que atrai tantos turistas assim?
Eu (Siry) e minha família na Gôndola
  O charme, a hospitalidade e os diversos pontos turísticos do município! São eles: Santuário de Caravaggio (igreja em homenagem a Nossa Senhora do Caravaggio, primeira santa trazida pelos imigrantes ao município), Pórtico de Entrada (todo temático com motivos de antigamente), Museu do Imigrante (fica na casa mais antiga da cidade, onde já foi igreja, casa paroquial e sede da prefeitura), Via-Crúcis (capela), Monumento ao Imigrante ( fica logo na entrada da cidade e demonstra os traços de sua colonização), Sítio das casas de pedra(são três casas de pedra erguidas em 1891), Roda d'água, Gôndola (doada de Veneza diretamente pra cá, sendo que existem somente 4 espalhadas pelo mundo, tirando as de Veneza, é claro. Chegou ao Brasil em novembro de 2006), Igreja Matriz São Marcos, Cantina Borgo Gava, Barragem do Rio São Bento e tantos outros. 
   Além do turismo religioso, da forte presença de influência colonizadora, do charme, da hospitalidade, temos em evidência no local as comidas típicas que no geral são: macarrão, polenta, puína (queijo pré-fermentado), queijos coloniais, salames, carnes, galinhas, pães e tantos outros pratos que podem ser encontrados em restaurantes e cafés coloniais. Já deu de perceber que não de ir até lá estando de dieta, né? Hahahaha 
   E agora o "gran finale": a cidade é tão, mas tão italiana que reproduz até mesmo a festa "Carnavale di Veneza" (tipicamente de Veneza, na Itália)! Essa festa ocorre geralmente na segunda quinzena do mês de junho e movimenta a economia da cidade e é, nada mais, nada menos que um mágico baile de máscaras! Neste acontecimento o mistério envolve os participantes e traz à Nova Veneza o charme e autenticidade de uma das mais conhecidas festas populares do mundo.
     E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais desse pedaço do nosso imenso Brasil? Eu recomendo mesmo, vale a pena o passeio! Ótimo para um final de semana, dormindo em alguma pousadinha local...
  Curiosidade: Vejam agora alguns sobrenomes italianos, extraídos do site http://www.imigrantesitalianos.com.br/SobrenomesItalianos.html: Andreatta,Bataglia, Benatti, Callegari, Carminatti, Donato, Giacomelli, entre tantos outros.
                                                                                            Bacio
                                                                                                      Siry ;) 

FONTES: - www.wikipedia.org

             - "Nova Veneza - Uma mesa farta de tradição e cultura" - Folder com iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Veneza e da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo 
OBS: As fotos foram tiradas por mim quando estive passeando por lá, exceto a foto do baile de máscaras, que foi pega no site http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=10567 

sábado, 8 de setembro de 2012

Visitantes Ilustres

Não, não é uma pedra. Mas sim, uma baleia! Hahaha
  E aí, gente, tudo bom? Como estão curtindo seus sábados? Espero que bem, mesmo estando no trabalho, estudando, em casa, no shopping, viajando, enfim, onde quer que vocês estejam! 
  Neste lindo dia de sol Florianópolis recebeu a visita de ilustres convidadas, estou me referindo à vinda das Baleias! Sim, elas deram o ar de sua graça hoje pela manhã na praia do Morro das Pedras. Mas calma, não precisa ficar chateado por achar que perdeu de vê-las, elas deram as caras durante toda a última semana por aqui e devem permanecer em nosso litoral pelo menos por mais essa semana, acredito eu. Então o que estão esperando? Levantem-se dos sofás e vão conhecer pessoalmente esta belezura da natureza!

  Fico até sem palavras para descrever a sensação de vê-las ao vivo, portanto, acho melhor expressar isso com as fotos que bati do momento em que as apreciei. Confiram! 








Se exibindo para um grupo que estava bem próximo delas, de barco. 

                                                                                                       Beijos encantados,
                                                                                                     Siry :)