sábado, 22 de setembro de 2012

Nova Veneza - O cantinho mais italiano de Brasil

      Oi gente, tudo bom com vocês? 
  Desculpa a demora entre uma postagem e outra, mas é que desde 03 de setembro as nossas aulas voltaram da greve, daí vocês pensem na correria do dia-dia e multipliquem por três (risos)! Mas pior que é verdade, está tudo muito corrido e os tempos livres são poucos e mal dá de vir aqui no Risadas, mas já, já tudo vai se normalizar. 
  Hoje eu venho contar pra vocês um pouquinho mais da história de um município catarinense pra lá de especial, como o título da postagem já indica, estou me referindo a Nova Veneza, no sul do estado, próximo à Criciúma. 
  Nova Veneza foi colonizada por imigrantes italianos e herdou tradições típicas da Itália, tradições essas que são praticadas até os dias de hoje, de geração em geração! O governo estadual presenteou a cidade, a partir da lei de número 12.789, a Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, bacana, né?   A cidade foi colonizada por volta de 1891 principalmente por Bortolomeu Dal Moro, Bortolo Bortoluzzi e Alfredo Pessi, vindos de Bergamo, Veneza e Belluno, na Itália. Hoje em dia, a cidade comemora aniversário no dia 28 de outubro,o nativo de lá é veneziano ou neoveneziano, seu prefeito é Rogério José Frigo, sua população é de 13.447 habitantes, etc. Mas... O que atrai tantos turistas assim?
Eu (Siry) e minha família na Gôndola
  O charme, a hospitalidade e os diversos pontos turísticos do município! São eles: Santuário de Caravaggio (igreja em homenagem a Nossa Senhora do Caravaggio, primeira santa trazida pelos imigrantes ao município), Pórtico de Entrada (todo temático com motivos de antigamente), Museu do Imigrante (fica na casa mais antiga da cidade, onde já foi igreja, casa paroquial e sede da prefeitura), Via-Crúcis (capela), Monumento ao Imigrante ( fica logo na entrada da cidade e demonstra os traços de sua colonização), Sítio das casas de pedra(são três casas de pedra erguidas em 1891), Roda d'água, Gôndola (doada de Veneza diretamente pra cá, sendo que existem somente 4 espalhadas pelo mundo, tirando as de Veneza, é claro. Chegou ao Brasil em novembro de 2006), Igreja Matriz São Marcos, Cantina Borgo Gava, Barragem do Rio São Bento e tantos outros. 
   Além do turismo religioso, da forte presença de influência colonizadora, do charme, da hospitalidade, temos em evidência no local as comidas típicas que no geral são: macarrão, polenta, puína (queijo pré-fermentado), queijos coloniais, salames, carnes, galinhas, pães e tantos outros pratos que podem ser encontrados em restaurantes e cafés coloniais. Já deu de perceber que não de ir até lá estando de dieta, né? Hahahaha 
   E agora o "gran finale": a cidade é tão, mas tão italiana que reproduz até mesmo a festa "Carnavale di Veneza" (tipicamente de Veneza, na Itália)! Essa festa ocorre geralmente na segunda quinzena do mês de junho e movimenta a economia da cidade e é, nada mais, nada menos que um mágico baile de máscaras! Neste acontecimento o mistério envolve os participantes e traz à Nova Veneza o charme e autenticidade de uma das mais conhecidas festas populares do mundo.
     E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais desse pedaço do nosso imenso Brasil? Eu recomendo mesmo, vale a pena o passeio! Ótimo para um final de semana, dormindo em alguma pousadinha local...
  Curiosidade: Vejam agora alguns sobrenomes italianos, extraídos do site http://www.imigrantesitalianos.com.br/SobrenomesItalianos.html: Andreatta,Bataglia, Benatti, Callegari, Carminatti, Donato, Giacomelli, entre tantos outros.
                                                                                            Bacio
                                                                                                      Siry ;) 

FONTES: - www.wikipedia.org

             - "Nova Veneza - Uma mesa farta de tradição e cultura" - Folder com iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Veneza e da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo 
OBS: As fotos foram tiradas por mim quando estive passeando por lá, exceto a foto do baile de máscaras, que foi pega no site http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=10567 

Nenhum comentário:

Postar um comentário