terça-feira, 4 de junho de 2013

Os benefícios da musculação

   Olá pessoal, tudo bom com vocês?

 Desde março, eu, Siry (que sempre gostei de me exercitar), entrei na academia, com o intuito de melhorar ainda mais meu condicionamento físico, pensando no futuro e em manter minha saúde. Depois de três meses de musculação, posso dizer com todas as letras que estou amando esta prática, portanto, resolvi preparar uma postagem sobre o assunto para animar os leitores que querem aderir a alguma atividade e não sabem qual, ou ainda que possuem certos receios perante à academia. 

  A musculação é, hoje em dia, uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da área da saúde, pois ela serve emagrecer, prevenir e tratar lesões e definir a musculatura. Basta adequar as cargas e as intensidades para cada pessoa, de acordo com a idade, sexo, peso e histórico em atividades físicas que não haverá problemas! Para que se tenha certeza que não se está sendo feito de forma errada os exercícios de musculação, recomenda-se que seja feito sob o olhar de um profissional da Educação Física, de preferência cadastrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Passada esta etapa de adequações e resolução de pendências, vejamos alguns benefícios que a musculação pode trazer, lembrando sempre que esta deve ser feita com uma certa sequência semana (por exemplo, 3x na semana):

  • Contribui na eliminação de gordura e produção de massa muscular, o deixando esteticamente mais bonito;
  • Além de exercitar o corpo, há estudos que comprovam que se exercita também o cérebro, trazendo melhorias para as funções cognitivas, como concentração, atenção, memória e aprendizagem);
  • Torna o coração mais saudável;
  • Melhora a postura;
  • Melhora no bem-estar, pois liberamos endorfina (hormônio do bem-estar) quando executamos a musculação, com isso, ganhamos um sono mais tranquilo e, consequentemente, o relaxamento dos músculos;
  • Mantêm a pessoa jovem, pois retarda a perda da força e da massa muscular;
  • Ajuda a emagrecer, pois gasta-se bastante calorias na execução da musculação. 
    E olhem só, que legal: com a prática contínua de musculação, podemos prevenir diversas doenças, como osteoporose, artrose, diabetes, hipertensão,etc. 
   
Preparei uma série de perguntas que são muito comuns na cabeça dos iniciantes do esporte (inclusive eu já pensei nestas perguntas antes de começar a musculação) e respondo logo abaixo se é MITO ou VERDADE, com o auxílio do site www.G1.globo.com. Confiram!
1- Posso fazer musculação todos os dias? 
R: Sim, inclusive quem treina todos os dias, divide os treinos por grupos musculares e consegue ter treinos mais curtos e prazerosos.
2- Musculação dá varizes? 
R: Não é que dê varizes, mas as pessoas que possuem tendência a este mal devem fazer treinos específicos que ajudam a combatê-las.
3- Crianças e adolescentes não podem fazer musculação?
R: É um ótimo exercício para este grupos de pessoas, porém, deve ser complementada com atividades que estimulem a coordenação motora.
4- É preciso mudar o treino para o músculo não se acostumar com o exercício?
R: Sim, deve haver ajuste de cargas constantemente e, com uma certa frequência, mudança no treino.
5- Musculação é prejudicial à coluna?
R: Não, pelo contrário, ela fortalece a musculatura que dá sustentação à coluna. 
6- Musculação faz as veias saltarem e ficarem mais aparentes?
R: Treinos de altíssima intensidade (quando a pessoa exagere mesmo, sem auxílio de um professor) podem causar vasodilatação e aumento no calibre das veias, mas se a pessoa fizer tudo como manda o figurino, isto nunca ocorre!
7- É preciso esperar 3 meses para perceber os primeiros resultados da musculação?
R: Não, inclusive alguns resultados são imediatos, como a melhora na maneira de executar atividades diárias e melhora na autoimagem corporal, ou seja, como vemos nosso corpo.
Fica a dica: combinar exercícios aeróbicos (caminhada, corrida) com musculação é ótimo, pois auxilia na respiração e no condicionamento físico, para tanto, utilizamos as esteiras ou bicicletas, quando estamos em academia. 
   Bom, pessoal, por hoje é isso! Gostaram de saber mais desta atividade que faz a cabeça dos brasileiros que querem se manter em forma de maneira prazerosa, divertida e com resultados bem bacanas? 
                                                                                              Beijos, 
                                                                                                      Maria Siry :) 




FONTES: - http://www.dicasdetreino.com.br/beneficios-da-musculacao/

http://www.corpodefinido.com/2011/12/10-mitos-sobre-musculacao.html
http://g1.globo.com/especiais/10-mitos-sobre/noticia/2011/04/veja-10-mitos-sobre-musculacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário