domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tango: a cara da Argentina

     Boa tarde, pessoal! Como estão?
  Hoje venho aqui no Risadas Lau falar um pouquinho mais de um ritmo/uma dança, enfim, um elemento da cultura argentina pra lá de especial. Como o título já diz, estou me referindo ao Tango!
   Tudo começou no século XIX, quando os argentinos quiseram afinar os laços com os imigrantes europeus, em busca de sua mão-de-obra e de um envolvimento de culturas, dentre elas a cultura espanhola, francesa e italiana. Esses imigrantes, em sua maioria homens, deixavam a família na Europa em busca de melhores condições de vida. Como ficavam muito sozinhos na Argentina,passaram a frequentar casas noturnas onde mulheres faziam shows pra lá de sensuais.
  Nos primeiros anos do surgimento do ritmo, este era executado por um trio musical que fazia um ritmo acelerado e os passos da dança eram beeem sensuais. Mais tarde, os tangos começaram a ganhar letra. Como o Tango começou nessas casas de shows ilegais e clandestinas, as pessoas de "boa índole" tinham certa aversão ao ritmo e aos praticantes, sendo este considerado sinônimo de imoralidade.
  O que aconteceu para o tango começar a cair nas graças do povo foi que, os imigrantes que voltaram para a Europa, levaram o ritmo com eles, o enviando principalmente para Paris. Outro fator que auxiliou e muito na divagação do ritmo foi a aprovação deste por meio do Papa Pio X, que assistiu a dança e a declarou própria para exibição. A partir daí, o Tango ganhou ritmo mais lento e passos mais cadenciados.
   Ao longo dos tempos, o Tango foi alcançando os salões de festas e a máxima popularização através do cantor Carlos Gardel, que internacionalizou sua fama com o filme "El día que me quieras". Até os dias de hoje, o Tango é uma das mais famosas manifestações culturais da Argentina, atraindo turistas do mundo todo para assistir ao espetáculo.
   Agora falaremos um pouquinho em especial de Carlos Gardel... O seu nascimento gera polêmica, pois uns dizem que foi em Toulouse - França e outros, em Tacuarembó - Uruguai, mas de uma coisa nós temos certeza nessa história: nasceu no dia 11 de dezembro de 1890 e veio a falecer em 24 de junho de 1935, aos 45 anos, em Medellín - Colômbia. Sei que vocês devem estar estranhando, pois não nasceu e nem faleceu na Argentina, país pelo qual se consagrou. O que acontece é que ele viveu desde os 2 anos na terra do Alfajor e do Doce de Leite! Gardel começa a se apresentar em cafés nos subúrbios de Buenos Aires, assinando como "El Morocho". Sua primeira apresentação formal foi no Teatro Nacional de Corrientes, com o parceiro José Razzano, sendo que os dois firmam uma parceria por diversos anos. Tornou-se super conhecido após cantar "Mi noche triste", em 1917, em que usava e muito bem sua voz dita sensual. Sua vida foi marcada por muitas alegrias e momentos bons, mas foi interrompida de forma trágica em um acidente de avião durante uma turnê na Colômbia. Caso tenham interesse em estar diante dos restos mortais desse ícone do Tango, basta visitar o cemitério de La Chacarita, em Buenos Aires.
O figurino do Tango hoje em dia está assim
   O figurino deste ritmo vem sendo modificado ao longo dos anos, sendo que, no início, as mulheres optavam por vestidos longos com um corte lateral para facilitar nos movimentos e eram acrescentados rendas, bordados e, é claro, sapatos de salto para aumentar o luxo da dança. Os homens usam chapéus e rosas vermelhas pregadas ao terno, o que aumenta o charme e elegância. O cabelo das mulheres é preso em um coque firme e segurado por uma rede, sendo este um artifício para que os fios não se soltem a acabem por atrapalhar a dançarina.
   Vou deixar abaixo disponibilizado três links com vídeos relacionados ao Tango:
- Demonstração de dança de Tango: argentino:http://www.youtube.com/watch?v=-owa25JhB6Y
- Carlos Gardel cantando "Mi Noche Triste": http://www.youtube.com/watch?v=08iAnr7I0vY
- A atriz global Paola Oliveira dançando Tango no quadro "Dança dos Famosos", do programa "Domingão do Faustão": http://www.youtube.com/watch?v=VxIGArDNPo8 
    Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais desse ritmo que faz parte da cultura do nosso país vizinho e que está bem presente no Brasil também!
                                                                                                                                      Abraço, 
                                                                                                                                                       Siry :) 

FONTES: - http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/historia-do-tango.htm
                 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gardel
                 - http://etrrtango.blogspot.com.br/p/figurino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário