quarta-feira, 15 de junho de 2011

Até onde vai a beleza?

 Boa noite!
 Hoje queria falar sobre algo que eu acho importante: a beleza. Até onde as pessoas vão para encontrá-la? O que fazem por ela?
  A gente vê sempre em novelas, pessoas que são lindíssimas por fora, e conquistam quem bem entendem com sua beleza magnífica, mas por dentro são verdadeiras cobras, e aí eu fico me perguntando, será que isso existe na vida real? Olha, eu acredito que existe, acredito sim, que muitas pessoas, usufruem de sua beleza de uma forma errada. Quer um exemplo? Veja a sua volta, você conhece algum casamento do tipo "golpe do baú"? Então, está aí um exemplo de beleza mal usada; alguém, que se diz muito bela (o), seduz alguém muito rico (a), e normalmente feio (a) e/ou velho (a), para ficar com a sua grana.
  Mas o verdadeiro ponto que eu quero tocar é: de que adianta ser bonita (o) e não ser boa/bom? Acho que eu não sou a melhor pessoa para falar sobre isso, porque eu não sou a "rainha da beleza" mas pelo menos eu sou limpinha né? Eu passo desodorante, perfume, tomo dois banhos por dia, não coloco roupas horrorooosas, vou no banheiro conferir se o nariz tá limpo (porque com meleca não dá, né?), procuro não borrar a maquiagem... Essas coisas... Além do mais, tento me esforçar para ser o mais inteligente possível, rio, brinco, me divirto, não destrato ninguém (não que eu me lembre), tento ficar em equilíbrio com a natureza e com o mundo, enfim... Acho que essas coisas contam ponto também sabe, não adianta ser só mais um rostinho bonito, afinal de contas a idade chega né?
  Então, depois de dar essas volta no mundo, o que eu realmente quis dizer é: não se sinta feia (o), mas também não se sinta bonita (o) demais, porque sabia que nós nos vimos até 10x mais feios ou até 10x mais bonitos do que nós realmente somos? Pois é, então você pode tá aí, se achando a rainha/rei da cocada preta, desprezando todo mundo, quando na verdade é tido por todos não só como feia (o) mas também como chata (o)... Concluindo: tente ser o mais legal possível e (por favor) o mais limpa (o) possível também! Ah, e vamos gostar de quem gosta da gente, acredite, todos casam um dia, todos!
Obs.: Gostaria de fazer um apelo: NÃO SEJA CASQUEIRA (O), POR FAVOR! Ser casqueira (o) é mais um atributo negativo, que faz com que as pessoas 
gostem menos de você. (Só a palavra casqueiro já é casqueiro, eu sei, mas é a única que eu encontro para expressar o que sinto.)
Obs2.: Aumentem o salário dos professores, afinal de contas você pode ser advogado, secretário, jornalista, biólogo, médico, publicitário e até prefeito, mas antes você precisa passar pelo PROFESSOR!
Obs3.: Quando você for fumar o seu cigarro prejudicial a saúde, por favor viaje para uma ilha deserta antes porque o cheiro do cigarro é INSUPORTÁVEL! Além do que cigarros deixam a pele amarela e os dentes pretos, enrruga, deixa os peitos caídos e se você tiver 20 anos e for fumante a pelo menos 1 ano, vai aparentar ter 43 anos. E tem outra coisa: um estudo comprova que 93% dos fumantes são extremamente pobres, casqueiros, bregas e fora de moda, então me ajude na campanha ANTI-CASQUEIROS e não fume. Eu odeio aquele cheiro horroroso, então por favor, pare de fumar ou então morra de  câncer no pulmão/garganta/etc de uma vez, porque além de poluir a natureza de dois modos diferente (produzindo CO2 e jogando a bituca do cigarro na rua), você também fica com um cheiro ruim e é muito desagradável chegar perto de qualquer fumante por causa disso, então, por favor, seja amigo do meu nariz e dos meus pulmões. Obrigada!




Beijos limpíssimos,
Nat Magal ;)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Encontro entre gerações

   Buenas noches! Tudo bom? 
 Venho aqui hoje, nessa semana mais tranquila, sem tantas provas nem trabalhos, pra compartilhar uma experiência vivida por nós (Siry e Magal) na última segunda-feira: nossa turma da aula de espanhol foi fazer uma visita ao NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade), nesse grupo, tem idosos das mais diversas idades e que aprendem línguas e outras coisas após os 65 anos. O nosso foco foi conhecer os idosos das aulas de espanhol. 
  Meu Deus, que exemplo de vitalidade! Conversamos com seis idosos, então vou contar abaixo as coisas que mais me chamaram a atenção.Tinha uma senhora que se chamava Maria e era muito bem humorada, vejam só o que ela contou pra gente:
 " O meu marido, há 9 anos foi morar no Itacorubi." 
Magal e eu olhamos uma pra outra, sem entender! Depois é que captamos a piada: ela contou com muito bom humor que,há 9 anos, o marido faleceu e por isso, está enterrado no cemitério no bairro Itacorubi. (hehehe) 
Também tinha uma senhora chamada Erenita. Ela era mais tímida, mas muito querida! Um doce de mulher, toda delicada e muito bem arrumada por sinal! Trabalhou durante muito tempo com educação, nos trouxe muitas lições de cidadania, como por exemplo, o fato de ela votar mesmo com seus 74 anos! 
Sem contar da bem-humorada Rosemeri, que riu conosco de sua foto na carteirinha do passe livre do ônibus! Todo esse bom-humor aos 73 anos. Espero chegar lá com toda essa vitalidade! (hehehe) 
   Mas agora vou falar de um especificamente, o único homem daquela turminha pra lá de especial: Ivaldo Lopes. Um senhor nativo da ilha, de 65 anos, morador do Saco dos Limões e portador do mal de parkinson. Apesar da doença, poeta de primeira: escreve inúmeras poesias e já publicou 12 livros. Inclusive, por uma coincidência, em ocasião passada, minha mãe adquiriu um livro de Ivaldo, o " Conclusões 10". Hoje eu estava dando uma passada em suas poesias e achei muito bonitas, criativas e fiquei ainda mais maravilhada com a força de vontade desse senhor! Por isso, coloco abaixo para vocês uma, das tantas poesias que Ivaldo já produziu:
                                     A chave dos nossos dias 
                                                                  Ivaldo Lopes
                                   A vida sempre se tornará longa
                                   Para quem viver pequenas felicidades
                                  Tornando-se pequena
                                  Para quem almeja grandes felicidades
                                Jamais chegaremos ou alcançaremos
                                A felicidade plena
                                Por existir o amanhã
                                Entretando eu digo
                                Nada como viver um dia após o outro

                                Mesmo que não haja Sol
                                E mesmo que a chuva caia
                                Chegar ao amanhã é sempre uma dádiva
                                Apesar de que até mesmo o hoje ser incerto

                               Nem todos os que amanhecem, anoitecem
                               A não ser o próprio tempo
                               Que é a verdadeira chave
                               Dos nossos dias incertos

                              Viva cada momento de sua vida
                              Não deixe nada para amanhã
                              Sejas tu uma criança, um jovem ou um ancião
                              Porque viver a verdadeira vida
                              É uma bênção 
    Bonita, né? Eu, pelo menos, me encantei com o modo de escrita de Ivaldo. Porque eu não costumo ler poesias e confesso que às vezes, tenho até dificuldade de compreender poesias, mas as dele, me agradaram bastante! Caso vocês tenham gostado da poesia e tenham o interesse em adquirir algum livro dele, é só entrar em contato conosco pelo e-mail lautheboy@gmail.com que nós temos como se comunicar com Ivaldo! 
  Mas voltando a falar da visita ao NETI num modo geral. Foi muito gratificante, porque a gente recebe um retorno, sabe? A gente vai lá, eles contam suas histórias, em cerca de 5 minutos de conversa já gravam o teu nome, meio que já te consideram da família ou como um amigo bem próximo, coisa que nos nossos dias de hoje, está cada vez mais difícil de se encontrar! Sortudas são a nossa professora e nossa estagiária de espanhol, que são voluntárias do projeto, mas se tudo der certo, pretendo reencontrar esses idosos em outras oportunidades e quem sabe, no futuro, participar como voluntária de algum projeto do tipo! A missão que eu fiquei foi de superação, após uma idade avançada eles terem interesse em aprender uma língua, descobrir algo completamente novo... Todos lá estão de parabéns! 
   Por hoje vou ficando por aqui e digo: se um dia vocês tiverem a oportunidade de fazer algum trabalho voluntário qualquer (ajudar crianças carentes, menores infratores, moradores de ruas, etc), não deixe de ir, porque você sempre tira lições para a sua vida, além de ser muito gratificante e divertido! Para que vocês possam conhecer melhor o NETI, vou conversar com Magal e ver se ela pode disponibilizar umas fotos que ela bateu do dia que fizemos a visita.
                                                                       Boa noite, 
                                                                                      Siry :)
  

sábado, 11 de junho de 2011

Festa Junina

  Nesse sábado friozinho venho eu aqui trazer um texto sobre Festa Junina! Penso que é um tema bem adequado pra essa época do ano, afinal de contas, quem ainda não foi convidado pra ao menos uma festa junina? Aqui pretendo contar um pouco da história das festividades de São João e também dizer que tipos de comilança e brincadeiras que tem nessa festa. Aproveitem!
  Existem duas hipóteses para a utilização do nome Festa Junina: o fato da festa ser em junho (muitos de nós associamos a este fato) ou o fato da festa ter surgido em países católicos da Europa, por isso, seria uma homenagem a São João. A festa chegou ao Brasil no período colonial, isso mesmo, aquele período em que o Brasil era comandado por Portugal! Aqui no Brasil, a festa recebeu influência de portugueses, franceses, espanhóis e até mesmo chineses, só que ao longo do tempo, as características da festa foram se espalhando por todo o Brasil e ganhando formas diferentes!
Cocadinha.
Quentão.
Embalagem de paçoca.
Bolo de fubá.
  Agora que já vimos a história da festa, vamos para a parte de dar água na boca: as comidas! Geralmente, os pratos juninos tem características típicas da vida no campo e do interior do Brasil, sendo que muitos cereais como milho, amendoim e arroz estão presentes em quase todos os quitutes. Veja então as principais comidas e bebidas das tradicionais Festas Juninas:
- Arroz doce;                   - Bolo de milho;            - Pipoca;            - Pamonha;
- Canjica;                        - Milho cozido;              - Quentão*;        - Bolo de fubá;
- Cocada;                        - Cajuzinho;                  - Maria-mole;     - Pé de moleque;
- Pinhão;                        - Cuzcuz;                       - Quindim;         - Rosquinha;
- Vinho;                          - Cachorro-quente;        - Paçoca;           -entre outros.
* Pra quem não sabe, quentão é uma bebida a base de gengibre, pinga e canela.
Cada delícia, né? Difícil de resistir! Além de outros bolos, como de cenoura, nega-maluca, bolo formigueiro...
  Uma festa junina não fica completa sem ter as brincadeiras típicas, veja:
-Pescaria: praticamente a brincadeira mais tradicional da festa. Geralmente coloca-se uma piscina de plástico, com peixes de brinquedo e cada um com um gancho pendurado, daí a pessoa vem e tenta pescar pelo menos um peixe. Se ela pescar, leva um prêmio!
-Rabo do burro: não é tão comum, mas é bastante divertida! Tem um burro desenhado num papelão, daí fica pendurado e uma pessoa vem de olhos vendados tentar colocar o rabo do burro (que estava destacado) no lugar certo. Quem acerta, leva também um prêmio!
- Derrubando latas: é simples, só colocar várias latas numa prateleira e chamar as pessoas para tentar derrubar jogando bolinhas de tênis o maior número de latas possível! Já adianto: para isso é necessário ter boa mira!
- Correio-elegante: os organizadores da brincadeira passeiam pela festa com cestinhas e papeizinhos para que os convidados escrevam cartinhas de amor, amizade ou simplesmente de brincadeira. Daí, os organizadores levam a carta até a pessoa que deve recebê-la! O melhor é que quem enviou, pode assinar como anônimo, se bater aquela vergonha! (hehehe)
- Cadeia: monta-se com bambu uma cadeia. Daí se você quiser mandar prender de mentirinha algum amigo é só pagar que os "policiais" (aqueles que ficam cuidando da cadeia) correm atrás dele e o prendem! Para sair, ou você fica lá dentro o tempo determinado por quem o prendeu, ou você paga.
  As principais brincadeiras são essas, mas existem outros elementos que não podem faltar na tradicional festa junina, como uma bela fogueira para aquecer a festa, uma boa quadrilha para animar a festa e um bom casamento caipira pra abalar corações! Como eu pude me esquecer de falar que pra festa ser completa mesmo é necessário que se vista de jeca? Pois então falo agora: os meninos vão com camisa xadrez, bigodinho, chapéu de palha... Enquanto que as meninas vão de vestido com estampa chamativa, chapéu de palha, bochecha rosada com pintinhas, bota... Tudo inspirado na roça!
E aí, se animou pra ir à alguma festa junina? Pensou em inventar a sua própria festa? Siga em frente que é sempre divertido!
                                                                      Um feliz "arraiá" pra você,
                                                                                                      Siry :)
OBS: Para produzir o texto, tive como base o site http://www.suapesquisa.com/ .

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Greve dos professores em Santa Catarina

    Buenas Noches! Como vão? 
Os professores criam faixas e saem pelas ruas protestando.
 Hoje vou dedicar esse primeiro parágrafo para algumas informações. Primeiro digo que a nossa blogueira Magal está com uma baita gripe, por isso, eu estou encarregada das postagens! Vamos desejar um "melhoras" pra ela, né? (hehe) ;)  Em segundo, digo que hoje foi um dia bom pra mim, recebi a nota de uma prova em que fui bem, recebi mais duas médias em que também me saí bem, mas ainda assim não vim falar de um assunto leve não! Sério, eu não podia deixar de dar a minha opinião sobre a greve dos professores, aqui, no estado de Santa Catarina. Greve essa que na brincadeira, já dura 24 dias! E não só simples 24 dias, mas sim 24 dias dos alunos de escolas públicas do estado sem aula!!! Entenderam a gravidade do negócio? 
  E o pior de tudo é que quando os professores entraram em greve e exigiam uma proposta pelo lado do governo, este estava em viagem para a Europa e não pode resolver de imediato! Aí passaram-se 24 dias e hoje o governo lançou uma proposta que os professores não aceitaram, é claro, porque devia ser uma merreca mesmo o sugerido! Detalhe: durante esse período de greve, os professores não ficam somente de braços cruzados, eles fazem passeatas e protestos por aí. O de hoje foi na passarela "Nego Quirido". 
FONTE: www.clicrbs.com.br
   http://www.conhecimentoexpresso.com/2011/05/professores-fazem-manifestacao-em.html (imagem)
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/prejuizo-muito-maior-do-que-uns-dias-de-greve-e-manter-uma-escola-aberta-com-profissionais-desestimulados-diz-professor/  (imagem)
  Não vou entrar em todos os detalhes dessa greve, porque sei que os catarinenses já estão cansados de ver nos principais jornais a respeito disso. Mas vim aqui expressar a minha opinião: eu acho que os professores deveriam ser muito bem pagos, porque trabalham muito e ainda por cima aturando alguns alunos que não são fáceis de lidar... Além de que, a educação é uma das coisas que mais se deve investir pra o Brasil seguir pra frente! 
Enquanto isso, os professores aguardam uma resposta deles.
Os professores deveriam ganhar bem mais do que os deputados, governadores, vereadores, enfim, do que esses políticos que ganham muito e não dão duro que nem os professores! Já aproveito e digo quem eu acho que também deveria ganhar mais: policiais (afinal de contas, trabalham o mês inteiro a mercê da sorte, correndo perigo); bombeiros (até recentemente teve um protesto dos bombeiros do Rio de Janeiro. Gente, esses trabalhadores que correm perigo o tempo inteiro ganhavam cerca de R$ 900,00!); médicos (tá bom, esses já ganham bem, mas só estou citando quem deve ganhar mais que os políticos); agora não me ocorrem outros.
  E mais uma coisa: os servidores públicos da UFSC também estão em greve. Portanto, biblioteca, Restaurante Universitário (RU), entre outros estabelecimentos da Ufsc permanecem de portas fechadas até que algum acordo seja traçado! 
   Mas e aí, o que vocês acham de toda essa greve? De que lado estão: dos professores ou dos governantes? Opinem aí pra mim! 
                                                                !Hasta!
                                                                         Siry
 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alma - Zélia Duncan

     Boa noite, gente! Como estão? 
Zélia Duncan em um show.
  Hoje decidi trazer a letra de uma música, que em minha opinião, diz muita coisa! É a música "Alma" da Zélia Duncan ( uma cantora e compositora brasileira, nascida no dia 28 de outubro de 1964, tem hoje 46 anos). Essa música tem um significado para a dupla LAU: nas Olimpíadas do colégio do ano passado, nós (Siry e Magal) ficávamos cantando a música para que ela nos trouxesse sorte nos jogos, no fim, nem deu muita sorte porque nossa turma perdeu as olimpíadas, mas valeu a tentativa! (hahahaha) 
  Por isso, confiram abaixo a letra: 
                                                                    Alma 
                                                Zélia Duncan
                                                           Alma! Alma! Alma!
   
                                                         Deixa eu ver sua alma
                                                          A epiderme da alma
                                                                   Superfície!
                                                                        Alma!
                                                         Deixa eu tocar sua alma
                                                        Com a superfície da palma
                                                                  Da minha mão
                                                                     Superfície!...
                
                                                             Easy! Fique bem easy
                                                             Fique sem, nem razão
                                                                  Da superfície!
                                                             Livre! Fique sim, livre
                                                        Fique bem, com razão ou não
                                                                       Aterrize!...
                                                                          Alma!

                                                                Isso do medo se acalma
                                                                Isso de sede se aplaca
                                                                 Todo pesar não existe
                                                                           Alma!

                                                              Como um reflexo na água
                                                               Sobre a última camada
                                                                       Que fica na
                                                                        Superfície!...
                                                                           Crise!
                                                                     Já acabou, livre
                                                                Já passou o meu temor
                                                               Do seu medo sem motivo
                                                                 Riso, de manhã, riso
                                                            De neném a água já molhou
                                                                       A superfície!...
                                                                            Alma!

                                                                 Daqui do lado de fora
                                                              Nenhuma forma de trauma
                                                                          Sobrevive!
                                                                 Abra a sua válvula agora
                                                                    A sua cápsula alma
                                                                           Flutua na
                                                                          Superfície!...

                                                                    Lisa, que me alisa
                                                            Seu suor, o sal que sai do sol
                                                                      Da superfície!
                                                               Simples, devagar, simples
                                                                         Bem de leve
                                                                      A alma já pousou
                                                                        Na superfície!...
                                                                               Alma!


                                                                    Deixa eu ver sua alma
                                                                      A epiderme da alma
                                                                              Superfície!
                                                                                 Alma!
                                                                    Deixa eu tocar sua alma
                                                                  Com a superfície da palma
                                                                           Da minha mão
                                                                              Superfície!...
                                                                                  Alma!

                                                                          Deixa eu ver!
                                                                         Deixa eu tocar!
                                                                            Alma! Alma!

                                                                             Deixa eu ver!
                                                                            Deixa eu tocar!
                                                                             Alma! Alma!
                                                                               Superfície
                                                                            Alma! Alma!
                                                                               ALMA!
FONTES: www.wikipedia.org 
             www.letras.terra.com.br 
OBS: Tentei fazer um elaboramento no modo de colocar a música, mas não sei se deu muito certo... Mas a gente tenta, né? 
                                                                                Um grande abraço, Siry :)
                                                                                                                                         

domingo, 5 de junho de 2011

O Poderoso Chefão

  Boa tarde, leitores! Aliás, fria e bela tarde essa...
  Hoje o meu texto é especial para os amantes da Máfia Italo-Americana mais famosa do cinema: a Corleone.
O Poderoso Chefão (repare nas mãos
 manipuladoras, acima do nome)
  Corleone, é o cognome (sobrenome) da família. O mestre da família (e da máfia) é Don Corleone, interpretado por Marlon Brando. Quando ele era pequeno, lá na Itália, mafiosos mataram seu pai, seu irmão e mais tarde sua mãe. Então, ele fugiu para a América com o sentimento de vingança. Já aqui (EUA) instalado, começou a criar sua máfia, se eu não me engano, de jogos.
  Don sempre foi muito ligado a família, e por isso, ele dizia que não queria se envolver com a máfia das drogas (apesar de elas trazerem bastante lucros), porque, segundo ele, as drogas destroem as famílias. Outra prova de amor à família: não queria que nenhum de seus filhos se envolvessem na máfia, porém, seu filho mais novo, Michael Corleone (Al Pacino), vira o novo Don, após sua morte, e, seu filho adotivo, Tom Hagen (interpretado por Robert Duvall), é o consigliere (conselheiro) da família.
  Se estás sem nada para fazer numa tarde de domingo, vá até a videolocadora mais próxima e alugue esse filme, aposto que vais gostar, principalmente se fores, assim como eu, descendente de imigrantes italianos.


Era só essa dica mesmo,
Até mais,
Magal ;)


Obs.: o blog está um pouco "falido", sem muitas atualizações, devido aos compromissos colegiais que nós (Siry e Magal) temos: provas, trabalhos, deveres, etc.


Fonte da imagem: Escaletas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Para que existem as propagandas?

    Meus caros leitores, tudo certinho? Hoje eu vm aqui, fazer uma reflexão com vocês: afinal de contas, para que servem as propagandas?
   Bom, como o próprio nome já diz, elas servem para promover algo, geralmente um produto, uma campanha do governo, e por aí vai...
  Existem as propagandas televisivas (aquelas que passam no intervalo da nossa novela preferida, por exemplo), os "outdoors" (as placas espalhadas pela cidade), propagandas de rádio, panfletos, propagandas em revistas, vale até faixas penduradas em aviões! 
   Geralmente, na aula de português nas escolas, em alguma série (depende o colégio), os alunos produzem uma propaganda, o que é uma atividade bem legal para os alunos usarem sua criatividade! Compartilho com vocês: nós (Siry e Magal) tivemos um trabalho desses que foi bem marcante na 6ª série. Nós tínhamos que nos juntar em grupos de 5 pessoas, criar um produto, promovê-lo através de um banner e ainda assim, fazer um vídeo de propaganda! Foi muito legal :)
Mas já adianto que produzir mesmo propagandas é serviço do publicitário, profissional da área. 
Quem não se lembra da propaganda que deu o que falar em 2010?  A musiquinha era assim: "Uno... Duni... Tê... Salame, mingue... " E assim continuava num ritmo bem legal e estilizado. 
   Na televisão, existem as propagandas:
- engraçadas, como por exemplo, da GVT, Skol, Havaianas...
- tocantes, como é o caso de uma do governo de Santa Catarina, comentando do erro grave de passar trote para o SAMU, bombeiro, enfim, serviçoes de emergência! Lá em casa mesmo, nem eu nem meu irmão gostamos de ver aquela propaganda, dá uma agonia! Mas é muito bem bolada. 
Até hoje essa propaganda dá o que falar. Vai dizer que não dá vontade de esmagar? 
- fofas, tipo aquelas de bebês, crianças ou cachorros lindos e fofíssimos.
- básicas, o maior exemplo disso são aquelas da "Casas Bahia", que só diz assim: "Tudo pela metade do preço!" Cá entre nós, meio chatas! (hehehe)
   Bom, no rádio geralmente são propagandas mais rápidas e informativas. Já para as propagandas feitas no papel... Elas costumam ter uma frase principal que chame a atenção do público. Essa frase se chama SLOGAN. Exemplo de Slogan:
Um panfleto de loja de informática.
           "Danoninho: vale por um bifinho!"
   Concluindo nosso papo: as propagandas servem para promover as coisas! Ás vezes são legais e nos trazem aprendizado, só que ás vezes são chatas e se repetem tantas vezes, que só nos irritam! (hehehe)
Pois então a dica que deixo é: prestem atenção na quantidade de propagandas que nos cercam, afinal de contas, elas fazem parte de nosso mundo do século XXI, não é? 
                                                                                             !Hasta la próxima!
                                                                                                        Siry