quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Córdoba - Argentina: Relato de uma experiência

 Olá, pessoal! 
Lista com os aprovados de 2013

 Como todos sabem Nat Magal e eu, Maria Siry, estivemos vivendo fora do Brasil por dois meses durante este ano de 2013, mais especificamente nos meses de agosto e setembro passados. A experiência vivida foi o intercâmbio escolar "Projeto Córdoba", proporcionado por nosso colégio, que leva 11 estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC para a cidade de Córdoba/Argentina e traz 11 estudantes da Escola Superior de Comércio Manuel Belgrano para Florianópolis. Quando a gente vive tal experiência quase não tem tempo para mais nada no período pré viagem, durante viagem e o pós viagem, uma loucura! Por isso, só estou conseguindo sentar hoje para construir este texto de balanço da experiência e compartilhamento da mesma com os queridos leitores do Risadas Lau. A construção deste texto era um desejo meu já faz tempo, desculpa a demora em executá-lo, mas é que infelizmente tinham outras coisas que eu deveria priorizar :( 
  Bom, vamos ao que interessa: a história da minha participação no intercâmbio! Quando eu estava na 5ª série do Ensino Fundamental, descobri através da participação da irmã de minha amiga Luísa que este intercâmbio existia em meu colégio e, a partir do instante em que fiquei sabendo da oportunidade, já fiquei com muita vontade de participar! Sempre falava aos meus pais que gostaria de participar quando chegasse ao ensino médio (um dos pré-requisitos para poder entrar no processo seletivo). Além disso, um ano depois da irmã da Luísa participar, meu primo Arthur também participa e eu passo a ter mais contato ainda com a experiência, conhecendo o argentino Enrico que foi para a casa de meus tios. Eis que chego ao 1º ano do ensino médio, me inscrevo e participo da primeira reunião (com os demais 40 inscritos mais ou menos), porém, ao chegar em casa, converso com os meus pais e desisto, pois pensei que ia ter que estudar e focar muito no primeiro ano do ensino médio pois todos diziam que era o ano mais difícil e também porque minhas notas em física não eram as melhores e mais dignas naquele momento. Com muito aperto no peito e peno resolvo deixar o sonho para o ano seguinte. Vale ressaltar que, além de mim, Magal também passou pelo mesmo que eu!
Intercambistas brasileiros e argentinos na praia do Campeche - Floripa

Então chegou o tão esperado 2013 e, novamente, as duas se inscreveram no projeto, frequentaram a primeira reunião e não pararam por aí! Ao longo de todo processo seletivo participamos de reuniões, aulas extra de espanhol (já fazíamos a disciplina como parte integrante do currículo escolar), jornadas bolivarianas (semana que ocorre na UFSC dedicada aos assuntos de interesse latino-americano), escrevemos resenhas, fizemos prova escrita e oral de espanhol, participamos de reuniões com pais e ex-intercambistas e chegamos até mesmo a fazer uma mini peça de teatro de improviso. Além é claro de desenvolvermos durante todo esse tempo o nosso projeto de pesquisa, fomentando o que pesquisaríamos lá e como apresentaríamos isso no final de tudo lá em Córdoba e aqui em Florianópolis! 
No colégio Manuel Belgrano também tinham alunos do COLTEC de Belo Horizonte (MG/Brasil) fazendo intercâmbio. Ficamos amigas deles e este é um dos ótimos momentos que passamos ao lado dos "mineirinhos"

     Depois de muito esforço, eis que sai o resultado: Maria e Nat passaram!!!!! Descobrimos isso no início de julho e as viagens seriam no início de agosto, ou seja, um mês de muita ansiedade para organizar tudo e sonhar com a conquista que já havia sido conseguida e que estava tão perto de ocorrer! No mês de julho nós compramos as passagens, verificamos os últimos detalhes de roupas e outras coisas que deveriam ser compradas, fizemos as autorizações em cartório para poder viver dois meses fora do país sem os pais (hmm, que chique! hahaha), conversamos via facebook/e-mail com os intercambistas que viriam aqui para Floripa e com suas respectivas famílias com as quais ficaríamos hospedados em suas casas... Foi um mês intenso! Em 30 de Julho chegam os argentinos, depois de trinta horas de viagem de ônibus. O coração estava a mil, querendo conversar, saber dos costumes, de como é lá, mostrar como funciona cá! Eu não cabia em mim de tanta ansiedade! 
   Uma semana se passa e... Lá estamos nós na rodoviária de Florianópolis de novo, só que desta vez para embarcar e pisar na ilha novamente somente dois meses depois. Eu confesso que chorava muito, com medo do desconhecido e uma ansiedade de marinheira de primeira viagem em intercâmbios. Assim que entramos no ônibus, já vamos conversando, rindo e todo esse medo se transforma em uma alegria enorme que nem sei descrever! 
   Após 28 horas de viagem que, por sinal,foi super tranquila salvo alguns percalços que depois se resolveram muito bem,  chegamos em Córdoba numa quarta-feira quase dez horas da noite. A essas alturas a ansiedade já estava de novo grande e eu estava muito curiosa para conhecer ao vivo a família que me receberia. 
Eu (Siry) e meus pais na "choradeira" na rodoviária antes de ir

   Não vou me prolongar mais muito, porque sei que deve ser chato para vocês ficar lendo um texto enooorme de grande, mas quero contar que fui muito bem recebida por minha família argentina, que consegui estreitar os laços e pretendo voltar para visitá-los muito em breve. Recomendo para todos participar de uma experiência como essa, porque te amadurece, tu aprendes a te virar sozinho (digo sem teus pais), tu conheces uma nova cultura, uma nova língua (pude praticar o espanhol que tanto adoro), tu fazes novos amigos, tu conheces uma outra maneira de viver, com outros costumes, comidas, festas, feriados, colégio, prédios, casas, enfim, outros ares! Como me esquecer dos tão deliciosos "criollos" (massinha folheada com sabor único), doce de leite, "asado" (o nosso churrasco) ou então como não requebrar o corpo ao som de "cumbia"? Como não se entregar completamente a um "helado muy rico" (sorvete gostoso)? Como não se apaixonar pelo "Boulevard Chacabuco", pelas praças e parques ao ar livre? Como não amar a tranquilidade e descontração do povo cordobes? 
Palácio Ferreyra - Museu de Córdoba

   Acho que um texto como esse é pouco para eu expressar tudo o que sinto ao participar desta oportunidade única em minha vida, que me abriu muitas portas e que fez com que eu passasse a admirar ainda mais a cultura argentina, que sempre gostei! 
Com amigas argentinas no colégio de lá
A família que me recebeu na Argentina

   Para fechar, gostaria de compartilhar com vocês um trecho que escrevi para um questionário de retorno que fizemos para a coordenação do projeto: "Eu sempre vi a Argentina como um país muito especial, sempre fui encantada por esta nação e sempre tive vontade de conhecer mais de sua cultura, porque sempre ouvia falar do tradicional tango, ou do típico “asado”, mas gostaria de vivenciar este país mais a fundo e foi o que aconteceu com a participação no intercâmbio! Eu já havia conhecido a cidade de Buenos Aires, porém é muito, mas muito diferente de Córdoba. Córdoba é bem mais tranquila, possui mais casas, menos trânsito, mais segurança e um povo mais simpático e acolhedor. Enfim, escrevi tudo isso para dizer que o intercâmbio só veio trazer mais pontos positivos na visão que eu já tinha da Argentina, como um país vizinho incrível, com uma vasta cultura, um povo incrível e que merece ser respeitado. Aprendi mais ainda a não generalizar os argentinos como sendo os “invasores” de nossas praias no verão, mas sim, como pessoas incríveis com muitas histórias a contar e cultura a compartilhar. Acho que devemos acabar com as rivalidades entre as duas nações, sejam estas rivalidades futebolísticas, linguísticas, culturais... Afinal de contas, somos todos hermanos! " 
   Espero que tenham gostado!
Um abraço, 
Maria Eduarda Sirydakis 
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Perfil: Camilla

  Oi pessoal! Para começar bem a segunda-feira publicamos o perfil da nossa querida amiga Camilla, que gosta bastante de filmes do gênero comédia e que tem muito mais coisa para compartilhar com vocês.Deem uma conferida! 
Cartaz do filme preferido de Camilla, estrelado pelo comediante Paulo Gustavo


Nome completo?  Camilla Rech de Castro

Qual teu signo?  Peixes

Qual teu sonho? Ser bem sucedida, viajar e continuar sendo feliz!

Qual teu pior defeito?  Desorganização, ser irresponsável com certas tarefas e o fato de deixar tudo para última hora.

E a melhor qualidade? Bom-humor

Qual teu filme preferido?  “Minha mãe é uma peça”

E o que menos gosta? “Homem de Ferro”  e “Crepúsculo”.

Qual tua estação do ano preferida? Por quê? Verão, porque dá de fazer várias atividades.

Tens animais de estimação? Quantos? Sim, um gato chamado The Black.

Qual animal tu mais gostas? Gato, cachorro e sapo.

Qual é o tipo de música que tu gostas? Eletrônica, Pop e  músicas do estilo da rádio “Antena 1”, algo mais antigo.
Que tipo de música que tu não gostas? Sertanejo, Forró.

Música preferida?  “Let her go” - Passenger

Qual tua comida preferida? Lasanha e sanduíche natural.

Qual comida que tu não gostas? Peixe e abacate.  

Bebida favorita? Suco de abacaxi e refrigerante.

Bebida que não gostas? Pepsi.

Tens algum ídolo? Qual? Por quê? Sim, Adele. Porque a voz dela é surpreendente!

Qual tua cor favorita? Azul.


   E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais da Camilla? Qualquer dia desses pode ser você o próximo entrevistado!
Abração, 
Maria Siry :) 



terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Poeminha do contra"

 Olá, leitores.
 Algum de vocês já ouviu falar de Mário Quintana? Devo confessar que ouvir falar, eu já ouvira, mas saber um pouco de sua história como escritor, a data e o local de nascimento, obras... Vixi! Não sabia mesmo. Entretanto, um de seus poemas mais famosos, "Poeminha do Contra", de vez em quando me vinha à cabeça, olha que frase bonitinha:

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

 E não só é bonitinha. Fazendo uso de figuras de linguagem, Quintana escreveu uma resposta a todas as críticas que recebera por ser um poeta que utilizava linguagem simples em suas obras. Disse que todos aqueles que o criticavam/autores que utilizavam uma linguagem mais elaborada, passariam, já ele, passarinho, ou seja, ficaria para sempre na história. Acredito que o 'passarinho', faz referência a essa associação que fazemos das aves com algo livre, eterno. 
Mario Quintana
 Mas cada pessoa, em cada época e em cada contexto diferente, pode interpretar a poesia de uma forma distinta, mas sempre com essa ideia da imortalidade, de ficar para sempre na história.
 Falando um pouco mais do autor, Mario Quintana, ele foi um gaúcho (tchê!) nascido em 30 de Julho de 1906 em Alegrete. Viveu uma vida típica de poeta: solitária, sem esposa nem filhos. Também não tinha residência própria, vivia em hotéis.
 Trabalhou como colunista em jornais, como tradutor de livros, como poeta e escritor. Escreveu também obras infantis. Tentou por três vezes, sem sucesso, entrar para a Academia Brasileira de Letras. Foi convidado a tentar uma quarta vez, com a garantia de que dessa vez  conseguiria, mas se recusou a passar pelo processo de novo.

 No dia 5 de Maio de 1994, morreu aos 87 anos em Porto Alegre, deixando uma obra imortal.  

 Gostaram de saber um pouco mais da história desse poema tão famoso e de seu autor?
 A qualquer momento voltamos com mais poesia no Risadas!

Até breve,
Nat Magal

domingo, 17 de novembro de 2013

Perfil: Mariana Borsa

Olá!
Hoje nós temos a honra de trazer para vocês a entrevista cedida pela queridíssima professora de Biologia, Mariana Borsa, também conhecida como filha do Rogério/Mariano e da Raíssa, namorada do Gil ou simplesmente Bizca!

Nome Completo:
Mariana Borsa

Qual teu sonho?
Encontrar equilíbrio entre o sucesso pessoal e o sucesso profissional.

Qual teu pior defeito?
Teimosia

E a melhor qualidade?
Persistência

Qual teu signo?
Leão

Torces pra algum time? Qual?
Sim, Grêmio. Também torço para um jogador de tênis: Djokovic

Filme preferido?
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

E o que menos gosta?
Comédias com humor "sexo e drogas"

Qual a estação do ano preferida? Por quê?
Outono. Não é tão frio a ponto de ser necessário usar casacos e nem tão quente para me fazer suar. É bonito :)

Tem animais de estimação? Quantos?
Não, mas meu namorado [vide Gil] tem uma cachorra chamada Nina que parece muito com ele: bem rabugenta.

Animal que mais gosta?
Corujas, lêmures. "Bichos com olhos grandes"

Qual o teu gênero musical preferido?
Rock

E o que não gosta?
Não julgo quem ouve, mas pagode e sertanejo são muito repetitivos.

Música preferida:
"It takes fool to remain sane" - The Ark

Comida que mais gosta?
Comidas com carne e molho - strogonoff é uma delas

E a que menos gosta?
Não gosto de vísceras como fígado, estômago, etc.

Bebida preferida?
Suco natural de maracujá + laranja + limão - bem ácido!!!

E a que menos gosta?
Odeio bebidas alcoólicas destiladas

Tem algum ídolo? Qual? Por quê?
Eu tenho um grupo/tipo de pessoas que admiro: as que não desistem, persistem e se superam

Hasta,
Maria e Nat

sábado, 16 de novembro de 2013

Piada tem nome: Fábio Porchat

   Oi pessoal! Tudo bom com vocês? Estão aproveitando bem o feriadão? Espero que sim!
  Nesse clima de feriado, resolvemos trazer até vocês um texto bem descontraído e com a leveza perfeita de se ter em pleno feriado! Falaremos de, ninguém mais, ninguém menos que Fábio Porchat, o mito das comédias!
Porchat nos palcos

   Fábio é um canceriano que nasceu no dia 1º de julho de 1983 (já completou seus trinta aninhos) no Rio de Janeiro, mas que viveu até os 19 anos em São Paulo. Começou a cursar Administração mas, pelo destino, foi convidado a participar de um programa do Jô Soares, onde apresentou um esquete criado por ele mesmo imitando um episódio do então consagrado seriado "Os Normais". A partir daí, decidiu que queria ser ator e formou-se em teatro na Casa de Artes das Laranjeiras, no RJ. Sua primeira grande peça em teatro foi 'Infraturas', em que contracenou com seu contemporâneo e conterrâneo Paulo Gustavo (também humorista). 
   Na televisão, Porchat já participou de "Zorra Total", "Esquenta", "Junto e Misturado" e "Os caras de pau", sendo que atualmente faz o personagem Junior, de "A grande família". Além de seu lado como comediante na TV, peças e filmes, Fábio também é um mero roteirista, tendo escrito peças como "Olho de Boneca", "Calabouço" e "Velha é a mãe". 
   Depois de participar de muitos filmes, escrever muitas peças e seguir neste ramo, o carioca decide, juntamente das "figuras" Gregório Duvivier, Ian SBF, João Vicente de Castro e Antônio Tabet, inovar se lançando na área da internet e criando a produtora de vídeos "Porta dos fundos", cujo canal no Youtube já ganhou 328.000.000 de visualizações! É ou não é um fenômeno? 
As várias facetas do Porchat

   Nos últimos tempos participou de grandes títulos e vencedores de bilheteria do cinema: "Totalmente Inocentes", "Vai que dá certo", "O concurso" e "Meu passado me condena" (no ar em diversos cinemas pelo Brasil a fora). Este último título surgiu a partir de uma série de mesmo nome que o ator faz, juntamente da comediante Miá Mello, no canal Multishow. 
   Nat e eu, amamos as piadas do Fábio Porchat, achamos muito inteligente e divertida, nos fazendo dar boas gargalhadas sempre! Inclusive já nomeamos certas situações de "Porchat", como por exemplo quando estamos toda atrapalhadas e acontecem ainda mais coisas para piorar a situação, como no filme "Vai que dá certo", em que quando parecia que nada de ruim poderia mais acontecer, ia lá e acontecia! Hahahaha
Cartaz do filme "Meu passado me condena"

    Espero que tenham gostado de saber um pouco mais da carreira deste comediante que está só começando na arte de nos fazer rir. Espero que siga por muitos e muitos anos nos fazendo dar gargalhadas!
Um abraço, 
Maria Siry :) 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Perfil: Maria Siry e Nat Magal

  Oi pessoal! 
  Não sei se vocês perceberam, mas hoje é o dia 11/11! Então, eu sei que vocês devem estar pensando: "O que essas duas malucas estão pensando? Nem é 11/11/11!" hahaha Mas é que este dia a gente definiu como o dia da Dupla Lau, porque as duas amigas fazem aniversário num dia 11 (Magal em 11/04 e Siry em 11/10), então escolhemos o dia  11/11 para celebrar a amizade!  Aproveitando esse gancho, preparamos uma versão da série "Perfil Risadas Lau" com as escritoras do blog, para que vocês conheçam um pouquinho mais de cada uma de nós, nossos gostos e nossas preferências! Esperamos que vocês gostem! 

Nome completo?
Nat Magal - Parque Los Terrones - Córdoba - Argentina
Natália Dias Goulart
Qual teu signo?
Áries
Qual seu sonho? 
Tenho dois sonhos bem clichês: ser bem realizada profissionalmente e conhecer o mundo. Também queria fazer parte de alguma ONG que ajudasse o meio ambiente/animais.
Qual seu pior defeito?
Só um? Hehe. Acho que ser meio mandona e um pouco competitiva.
E a melhor qualidade?
Costumam dizer que eu sou uma boa "ouvinte". Mas acho que a minha melhor qualidade é ter compaixão.
Qual seu filme preferido?
Difícil, mas acho que "A Vida é Bela", "Bonequinha de Luxo", "O Bebê de Rosemary" e "Cisne Negro".
E o que menos gosta?
"Os Vingadores", "Avatar" e todos esses filmes de muitos efeitos especiais e pouco enredo.
Qual estação do ano preferida? Por quê?
Gosto de todas, mas verão é bom só quando a gente tá de férias.
Tem animais de estimação? Quantos?
Aqui em casa tem um gato e um passarinho, mas meu, meu mesmo, só um gato lindo chamado Bilu.
Qual animal você mais gosta?
Gatos e felinos em geral.
Que tipo de música que você não gosta?
Axé, Pagode e Funk. 
Qual é o tipo de música que você gosta?
Rock (menos Metal), Folk, MPB, Bossa Nova, R&B, New Wave, Post-Punk e Surfer Music.
Música preferida?
Eu gosto muito de "Something" (The Beatles), "Love Street" (The Doors) e "Nada Será Como Antes" (Milton Nascimento).
Qual a tua comida preferida? E que não gosta?
Hahaha, já tô rindo da minha resposta: milho com batata-palha. E detesto banana, "salgadinhos de isopor", mamão e manga, nessa ordem.
Bebida favorita? E a que não gosta?
Suco de uva, de morango ou de pêssego. Não gosto de refrigerantes, suco de manga e cerveja.
Qual a tua cor favorita?
Vermelho, rosa, cinza e marrom.
Tem algum ídolo? Qual? Por quê?
Eu admiro váááárias pessoas, umas mortas outras vivas... Acho o Chico Buarque um cara muito genial, um poeta de verdade. Também gostava muito do trabalho do George Harrison, era um homem super criativo. Além disso, admirava muito meu saudoso avô Jurandir, já falecido, que era uma figura da Ilha sempre cheio de piadas, poemas e sabedorias na ponta da língua; um velhinho darling por fora, mas um jovem poeta por dentro.
                                                                                                                                  

                                                                   Nome completo? 
Maria Siry - Gruta em Alta Gracia - Córdoba (ARG)
Maria Eduarda de Moraes Sirydakis
Qual teu signo?
Libra
Qual seu sonho? 
Passar no vestibular, cursar a faculdade (por enquanto de jornalismo), ser bem-sucedida profissionalmente e constituir uma família.
Qual seu pior defeito?
Indecisão, o que me torna, muitas vezes, uma pessoa insegura.
E a melhor qualidade?
Ser responsável.
Qual seu filme preferido?
No geral, gosto muito de comédias brasileiras, principalmente aquelas com o Fábio Porchat, como “Vai que dá certo”. Também amei o romance “Porto seguro”, que tem uma “pitada” de suspense.
E o que menos gosta?
Não gostei de “Avatar” e nem gosto desses filmes de super-herói.
 Qual estação do ano preferida? Por quê?
Eu amo o verão, acho muito feliz e divertido, com um clima descontraído e horário de verão!
Tem animais de estimação? Quantos?
Sim, tenho a amada Nala, uma cachorra bem brincalhona!
Qual animal você mais gosta?
Cachorro.
Que tipo de música que você não gosta?
Pagode, funk e sertanejo.
Qual é o tipo de música que você gosta?
Rock (clássico, new rock, progressivo, alguma coisa do metal, etc), Pop, Folk, alguma coisa de MPB. Também gosto de músicas argentinas e latino-americanas. Ah, me esqueci de falar que adoro a banda manezinha Dazaranha.
Música preferida?
Pergunta super difícil! Depende o momento, mas gosto muito de “The logical song - Supertramp”, “Hey Jude – The Beatles”, entre outras.
Qual a tua comida preferida? E que não gosta?
Frutos do mar e frutas! Não sou muito fã de carne de porco.
Bebida favorita? E a que não gosta?
Suco de diversas frutas, chá gelado e água. Não gosto muito de refrigerante e nem de café.
Qual a tua cor favorita?
Verde e Rosa.
Tem algum ídolo? Qual? Por quê?
Sim, Paul McCartney, porque ele é um cara simplesmente incrível!! Compõe músicas maravilhosas, canta de maneira única, tem carisma, simpatia e simplicidade! Além disso, admiro muito meus pais e meus avós, são pessoas incríveis!

    E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais de nós duas? Outro dia voltamos com mais um "Perfil Risadas Lau", aguardem! 
Abraços, 
Maria Siry e Nat Magal 





terça-feira, 5 de novembro de 2013

Corpo & Mídia

   Olá, pessoal! Tudo bom?
Ainda na onda do assunto "Corpo & Mídia", preparamos juntas um textinho bem legal sobre o tema especialmente pra vocês darem uma refletida. Esperamos que gostem!

  Centenas de pessoas, principalmente jovens mulheres, morrem todos os anos em função da anorexia. Este mal do mundo moderno vem fazendo a cabeça não só de modelos mas também de mulheres das mais diferentes faixas etárias e contextos sociais.Corpos belos, esculturais, qual o preço disso? Para que uma tarde inteira na academia? Horas sem comer? Remédios para tirar o apetite? Laxantes? Lastimável!
Para que/para quem a cintura tão fininha? Para que o IMC abaixo da média? Quem vai notar? 
  Em contra partida, centenas de pessoas morrem por ano em decorrência de ataques cardíacos provocados por uma combinação de fatores: má alimentação + sedentarismo = obesidade!
O que faz com que as pessoas não consigam parar de comer? O aroma? O sabor da comida? Ou as propagandas?
Engordam quilos e mais quilos pensando que logo após é só fazer intervenções cirúrgicas como o simples “grampeamento do estômago”. De que adianta isso se não mudam os hábitos? Lamentável!

O que se tira depois disso tudo? Primeiro que tudo em excesso faz mal. E segundo, que como já dizia Juvenal na antiga Roma, se tu tens uma mente sã, teu corpo também será são!
   Diversos programas de televisão, telenovelas, filmes e propagandas divulgam “o corpo ideal”. O que seria esse corpo ideal? A imagem de uma mulher magra, esbelta, com as curvas bem acentuadas, cabelo e maquiagem sempre impecáveis... Isto acaba causando uma “depressão coletiva” nas mulheres da nossa sociedade, coisa que não se via antigamente. Donas de casa pagam milhões para atingir o status de “mulher-capa-de-revista”, o que elas não sabem, é que antes de a publicação chegar às bancas muito photoshop passou por aquele corpinho. Infelizmente, essas donas de casa caem no famoso conto do vigário, adquirindo assim as doenças mencionadas nesse programa.
   Por que a mídia propaga que o IMC abaixo do normal é o ideal? Será que os publicitários que elaboram essas propagandas são deuses da beleza ou se deixam levar pelas mídias dos fast food?
Ana Karenina, Iracema, Capitu, Mona Lisa e tantas outras que flutuam no imaginário da sociedade como as mais lindas, não eram magérrimas como a exigência atual.
A bela Capitu
    Quanto custa o corpo ideal? Pra que ser uma Barbie humana? Agradar a quem? A si mesma é que não é, basta pensar na fome que passam para entrar naquela calça 36, no peso excessivo que pegam na academia, e por aí vai...
    Pois é, gente... Vocês devem estar aí pensando que esse texto não trouxe muita informação, mas é que ele foi escrito por nós com uma intenção maior de reflexão do que de informação, compreendem? A gente pensa que a informação já está bem propagada pela mídia, pelos sites, pelos livros e que todos já sabem os males que ficar sem comer e comer em excesso causam. Mas e aí, o que vocês, nosso queridos leitores, pensam sobre o assunto? Concordam com a gente ou são totalmente contrários? Deixem um comentário ;)

 Abaixo, deixamos um vídeo produzido para a disciplina de ginástica sobre o assunto tratado neste texto:



Abraços, 
Maria e Nat :D