quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como estão os times catarinenses nesse começo de Brasileirão?

   Oi gente,tudo bom?
Hoje estamos aqui para falar de um assunto um pouco mais relacionado aos meninos, mas não quer dizer que nós, meninas, não entendamos disso também, não é mesmo? E para nos ajudar na construção desta análise do desempenho dos times catarinenses neste começo do Campeonato Brasileiro 2013 temos a presença de, ninguém mais, ninguém menos que Lipe Sirydakis, o nosso querido entendido do assunto! 
Comemoração do atacante Pablo no jogo contra o América RN

   Começamos falando do Figueirense, o melhor catarinense na série B até agora e que venceu ambas partidas que disputou, a primeira contra o América RN por 3x2 em casa e a segunda contra o América MG por 4x2 fora de casa. É... Não é mole, não! O artilheiro e destaque maior do time é o atacante Rafael Costa, que inclusive o técnico Adilson Batista elogiou seu desempenho. Outros jogadores que marcaram gols e, portanto, estão indo bem foram: Pablo (atacante), Maylson (meio-campo), Ricardinho (atacante) e Douglas Silva (zagueiro). Para os torcedores de plantão, os próximos dois jogos serão em casa e o time conta com o apoio da torcida para ajudar nesta boa fase do furacão do Estreito: o primeiro será amanhã (31/05) às 21:50h contra o Sport Recife e o segundo será na terça-feira (04/06) às 19:30h contra a Chapecoense. 
Bruno Rangel se preparando para bater o pênalti contra o Oeste

   Falando em Chapecoense... O segundo melhor time catarinense na série B, está em terceiro lugar por enquanto, só porque não ganhou todas, tendo vencido o Boa Esporte fora de casa por 4x1 e tendo empatado com o Oeste em casa por 1x1. O artilheiro e um dos destaques do time é o atacante Bruno Rangel, sendo que Augusto e Wanderson também brilharam. Para os torcedores de plantão, os próximos dois jogos serão fora de casa: o primeiro contra o São Caetano no sábado (01/06) às 21h e o segundo contra o Figueirense, como falamos no parágrafo acima.
Reis na dividida com o zagueiro do Oeste

   Agora falaremos do Avaí, que está em 5º lugar na tabela de classificação, a uma posição da vaga para a série A, ou seja, se o campeonato acabasse hoje, não estaria na elite do futebol brasileiro. Simulações a parte, falaremos dos destaque do Leão da Ilha: o meio-campo Marquinhos é o artilheiro e o xodó da torcida, sendo que Márcio Diogo também se destacou marcando o primeiro gol da série B 2013. Estreou com o empate de 1x1 com gosto de derrota, já que levou um gol aos 49 do segundo tempo marcado pelo goleiro do Oeste (seu adversário) e depois jogou em casa contra o Guaratinguetá, vencendo por 2x1 com dois gols de Marquinhos. Para os torcedores de plantão, os próximos jogos do Avaí serão contra o Icasa, fora de casa, às 19:30h do dia 31/05 e posteriormente, enfrenta o Palmeiras fora de casa, às 19:30h da terça-feira 04/06. 
Arthur Maia comemorando o gol contra o Bragantino

   Para o Joinville nem tudo são flores... O único catarinense que já perdeu no Brasileirão série B, vem de uma vitória em casa por 3x0 sobre o Bragantino e de uma derrota por 2x1 fora de casa para o Atlético GO, está no meio da tabela, na 8ª posição, como seu último adversário. Mesmo tendo perdido uma vez, o time têm seus destaques, que são Arthur Maia (meio-campo) e Ronaldo (atacante). Para os torcedores de plantão, os próximos jogos do JEC serão em casa contra o Asa de Arapiraca amanhã às 19:30h e depois o JEC enfrenta o América de Natal, também em casa na terça-feira 04/06 às 21:50h. Bora torcer! 
Festa dos jogadores do Tigre comemorando o título do Catarinense

    Mas agora falaremos do nosso representante catarinense na série A do campeonato, o vencedor do campeonato Catarinense, o Criciúma Futebol Clube. O time vem de apenas um jogo na série A contra o Bahia, vencendo em casa por 3x1 e hoje enfrentará o Internacional, em Caxias do Sul, às 19:30h. Está em 6º lugar na tabela da série A! Seus destaques são: o meia João Vitor e o atacante Lins, ambos marcaram gols na estreia. Para os torcedores de plantão, os próximos dois jogos do Tigre, sem contar o de hoje logo mais a noite, são contra o Fluminense no domingo 02/06 às 18:30h e fora de casa, para depois pegar o Santos quarta-feira que vem (05/06) às 19:30h no Heriberto Hülse. 
   E aí, gostaram da postagem de hoje? A maioria das informações vieram do entendimento do Lipe no assunto, porém lançamos mão do site http://globoesporte.globo.com/ para saber os dias dos jogos.
                                                                                                                    Abraços, 
Siry e Lipe

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Toxidez Doméstica

    Boa noite, pessoal! Tudo bom?

Estávamos meio ausentadas aqui do Risadas Lau nos últimos tempos, mas era devido aos velhos compromissos da escola, como vocês já conhecem, né? :(  Mas hoje eu resolvi discorrer com vocês sobre um tema muito importante, que nós estudamos na aula de Química e que esperamos que sirva de alerta para todos. Estou falando do fato de cada vez mais pessoas (principalmente crianças) serem intoxicadas com produtos de limpeza ou produtos tóxicos no geral e o pior é que, em muitos dos casos, estas pessoas se intoxicam dentro de suas próprias casas, por acidente! Infelizmente, tem intoxicações que são tão graves que levam a pessoa à óbito :(
Produtos de limpeza com rótulo clandestino

  Já que ninguém quer que ocorra esta fatalidade com nenhum conhecido nosso ou até mesmo com a gente, confiram estas dicas:

  • Não deixe produtos tóxicos nas prateleiras debaixo da pia, pois as crianças tem alcance fácil e podem ingeri-los, confundindo com brinquedos, pois para elas, um frasco daqueles coloridos é um prato cheio pra diversão garantida;
  • Procure não comprar produtos clandestinos que possuem embalagens sem rótulo e colocados em garrafas de refrigerante, pois a criança ou qualquer um pode pensar que os de cor rosa são suco de morango e que o branco é leite, por exemplo;
     Alguns produtos que podem causar o envenenamento são:  produtos de limpeza doméstica, veneno de rato, medicamentos, alimentos deteriorados e gases tóxicos (como foi o caso da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul). 
   Caso a pessoa tenha sido intoxicada porém você chegou e ela já estava caída no chão inconsciente, existem indícios que mostram de qual forma ela foi intoxicada para que você acione o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência):
- Envenenamento por Ingestão (quando a pessoa ingere a substância tóxica): manchas ao redor da boca, transpiração intensa, dor ao engolir, náusea, vômito, convulsões, alterações na respiração e na temperatura do corpo, etc.
- Envenenamento de forma cutânea (quando a substância entra em contato com a pele): manchas na pele, coceira, irritação nos olhos, dor de cabeça, etc.
- Envenenamento por inalação (quando a substância entra pelas vias respiratórias da pessoa): respiração rápida, tosse, irritação no olhos, etc.
Cuidado, isso é perigoso! 
 Agora se infelizmente ocorrer a fatalidade, recomenda-se que leve a pessoa para um local arejado, afrouxe sua roupa, pergunte à vítima o que aconteceu e chame o SAMU ou leve-a para o pronto-socorro mais próximo! Outra coisa que ajuda é levar para mostrar para o médico que atender a pessoa os resquícios da substância que a pessoa ingeriu, inalou ou teve contato em sua pele, porque daí dá de apurar o que de fato causou o problema. Já se a intoxicação tiver se dado pela pele, lave bastante o local afetado, deixando a água correr bem. E se a intoxicação for por ingestão, não provoque vômito, nem ofereça nada para beber (nem água). 
   E aí, já tinham parado para pensar nisso? Infelizmente acontece bastante no Brasil, mas esperamos que com essas dicas nós possamos diminuir este número de vítimas que cresce a cada dia.
                                                                                                                     Abraços, 
                                                                                                                                  Maria Siry :) 
FONTES: - Maiores informações recomendamos este site aqui: http://www.saudebrasilnet.com.br/Primeiros-Socorros/intoxicacoes-e-envenenamentos.html
- Retiramos algumas informações da nossa aula de química, ministrada pela professora Gladys. 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um pouquinho mais de História: Revolução Federalista

   Olá pessoal! Tudo bom?
Essa semana nós da Dupla Lau temos atividade avaliativa de história e, na postagem de hoje, resolvi contar um pouquinho mais de uma parte do conteúdo que cairá em nossa atividade para vocês, mas podem ficar tranquilos pois eu vou retratar o conteúdo de uma maneira bem leve e lúdica! O tema é a Revolução Federalista, vamos conferir? 
Imagem da Fortaleza de Anhatomirim

   Antes da proclamação da República no Brasil, diversas pessoas se manifestaram contra a monarquia, pedindo a vinda da República e no Sul do Brasil não foi diferente! Em Santa Catarina, manifestantes republicanos de Desterro, Laguna e Lages foram ouvidos, como exemplo temos Esteves Júnior e Emílio Blum. Diversos grupos sociais queriam a República e fundaram partidos republicanos regionais, jornais e clubes republicanos. Até que, após todos estes feitos, a informação de que havia ocorrido a proclamação da República chega a Santa Catarina, em 17 de novembro de 1889, dois dias após Dom Pedro II a proclamar. 
  Em 1889 ainda, Deodoro da Fonseca (então presidente do país) escolhe Lauro Muller para comandar o estado (não mais província) de Santa Catarina. Nos anos seguintes, até 1930, por meio de eleições foram escolhidos os seguintes governadores, nesta ordem: Felipe Schmidt, Lauro Muller, Vidal Ramos e Adolfo Konder,os quais executaram diversos feitos importantes. 
Lauro Muller

  Neste começo de república vários conflitos ocorreram, com fuzilamentos e mortes, como a Revolução Federalista,em 1893. Tudo começou quando Deodoro da Fonseca (que era o presidente, como já vimos acima) foi deposto e então, seu vice Floriano Peixoto assumiu o poder e nem propôs uma eleição para o povo escolher se ele continuaria ou não no cargo. Com isso, várias pessoas no Rio Grande do Sul organizaram uma revolta e o governo/povo catarinense entrou nessa, fazendo com que Desterro virasse ponto de encontro dos federalistas e palco da Revolta Armada. Os revoltosos manifestam-se contra Floriano Peixoto, o considerando um enganador/falso. 
  Em 1894, tropas federais (lideradas pelo Coronel Moreira César) chegaram a Desterro e, a mando de Floriano iniciaram uma série de torturas com os manifestantes, chegando ao auge de mandá-los cavar suas próprias sepulturas e, por fim, os assassinando! O local dos massacres foi a ilha de Anhatomirim, local que é visitado por muitos hoje em dia e foi cenário de um documentário do cineasta catarinense Eduardo Paredes. 
Floriano Peixoto

  Para piorar a situação, ainda em 1894, o então governador do estado, Hercílio Luz sancionou uma lei para que o nome da capital catarinense passasse de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis, em homenagem à Floriano, o que desagradou e muito os parentes, amigos das vítimas e todos que eram contra o presidente. E agora eu questiono: seria essa uma homenagem plausível? Creio que não! Em minha opinião, Hercílio Luz homenageou o homem que promoveu uma das maiores matanças de todos os tempos no Sul do país! A partir disso, constantemente surgem discussões com o intuito de mudar o nome da "Ilha da Magia"; passar a ser Desterro é uma das opções! 
   Este texto foi formulado por mim (Maria Siry) e é um resumo do que o nosso livro da disciplina de História apresenta. Gostaram? Espero que tenha ficado legal e não só didático, mas também leve para aqueles que já aprenderam isso darem aquela relembrada ;)
                                                                                                        Beijos, 
                                                                                                               Maria Siry :) 
  

domingo, 5 de maio de 2013

Perfil: Giséle

  Oi, gente! Tudo bom? 
Toscana (Itália) - lugar que Giséle sonha conhecer

 O Perfil deste domingo é com uma pessoa bem querida que passou pela vida da Dupla Lau e que deixou muitas lembranças positivas, além de muita saudade, é claro! Estamos falando da Giséle, que foi nossa professora de geografia durante 2 anos (tempo bastante para criar um vínculo mais afetivo, né?) e que faz um tempinho que não a vemos "ao vivo", mas a internet está aí, para nos mantermos conectados com quem a gente gosta! Vamos ver o que ela tem para nos contar?

·    
   Nome completo? Giséle Neves Maciel
   Qual teu signo? Libra
   Qual seu sonho? Conhecer a Toscana (Itália)
   Qual seu pior defeito? Viver planejando tudo
   E a melhor qualidade? Ser paciente
   Qual seu filme preferido? "O segredo dos seus olhos" (filme argentino)
   E o que menos gosta? "Hannibal"
 Qual estação do ano preferida? Por quê? Primavera e Outono , devido às cores dessas estações
 Tem animais de estimação? Não, mas quando fico carente tenho vontade de ter um cachorrinho
  Qual animal você mais gosta? O Panda

  Que tipo de música que você não gosta? Gospel, sertanejo universitário (que não passou no vestibular) e black metal
  Qual é o tipo de música que você gosta? Música boa, rsrsrs... Pode ser MPB, Rock n´roll

   Música preferida? "Every breath you take" - The Police 
  Qual tua comida preferida? Massas, massas e massas
  Qual comida que tu não gostas? Sushi, sushi e sushi 
  Bebida favorita? Suco de pêssego bem geladinho
  Tem algum ídolo? Não chamaria de ídolo, mas admiro muito a trajetória do psicólogo Carl Gustav Jung. Porque foi capaz de reconhecer a importância das ideias desenvolvidas pela psicanálise, sem deixar de aprofundar seus estudos, discordar e criticar o que não lhe parecia correto.
  Qual tua cor favorita? Lilás
    
       E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais da querida Giséle? 
Até mais, 
Siry e Magal :)